Casa Salmen / Office S&M

Casa Salmen / Office S&M - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Office S&M; Office S&M
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  87
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:French + Tye
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Inopera, NakNak, Nordan, SVK, Sto
© French + Tye

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta antiga casa de família foi construída em meados do século XX e está localizada nos confins de Plaistow, bairro da zona leste de Londres. Ocupando toda a esquina a antiga estrutura contava com três quartos e três banheiros. Depois de ser adquirida pela empresa My Property & Home, o escritório de arquitetura S&M projetou a reforma para uma nova casa de dois pavimentos, repleta de luz natural e espaços verticais generosos.

© French + Tye

Para a nossa cliente o projeto deveria ser bastante econômico, uma vez que seria sua primeira empreitada com um projeto de residência unifamiliar após longa experiência trabalhando com reforma de apartamentos. Ela começou a trabalhar com reformas depois de sofrer um grave acidente de esqui que a colocou em coma por 5 semanas. Com a compensação econômica recebida ela decidiu investir, e começou a construir e reformar apartamentos. Durante o processo de projeto, propusemos materiais duráveis e soluções econômicas resultando em um orçamento bastante enxuto.

© French + Tye

A casa chama à atenção desde fora, ao invés de ser excessivamente contida em meio a este contexto misto de casas em estilo vitoriano tardio e casas da segunda metade do século XX. A pintura rosa é um contraponto com a sua arquitetura tradicional e também com as cores recorrentes em moradias de aluguel deste tipo. O contraste entre o rosa claro e verde profundo é responsável por criar uma sensação de um volume ainda maior, separando a base do corpo principal da casa e também o plano da fachada das aberturas recuadas. O reboco rústico da fachada e uma série de rebaixos junto às aberturas proporciona uma riqueza de texturas e sombras que variam ao longo do dia.

© French + Tye

Embora seja uma moradia de aluguel, a ideia do projeto foi criar uma casa única, para que os inquilinos se identifiquem com ela como se fosse sua. O ângulo reto da esquina é reforçado em cada pequeno detalhe do projeto, tanto em planta quanto em corte, criando espaços que acentuam este volume cúbico e ortogonal, enquanto disfarçam sua restrita área de projeção. Todos os espaços contam com luz natural e vistas em pelo menos duas direções, criando múltiplas perspectivas dentro de cada cômodo. A circulação horizontal é uma linha reta da porta de entrada até o jardim no fundo do terreno, enquanto a escada ocupa um generoso espaço de pé direito triplo que revela a amplitude oculta desta pequena residência.

© French + Tye

Essa generosidade não tem um preço. A casa foi concluída com um orçamento final de £ 205.000 e uma tendência para custos baixíssimo de manutenção. Enquanto se opõe radicalmente à arquitetura vernacular de New London, esta construção de paredes estruturais foi completamente transformada em um tempo muito curto, o projeto demorou apenas seis meses para ser concluído. Trabalhamos em conjunto com um engenheiro estrutural do Structuremode, não para inserir novas estruturas, mas para remove-las. O espaço interno foi completamente remodelado, criando ambientes de pé-direito generoso, com lajes e vigas aparentes além do vazio da escada de pé-direito triplo.

Corte do banheiro e escada - escala 1/50 em tamanho A3

Entrando pela porta da frente temos um quarto e um banheiro acessível no térreo voltados para a rua, com uma cozinha americana, uma sala de estar e sala de jantar de frente para o jardim no fundo do terreno. No primeiro pavimento encontram-se outros dois quartos, sendo uma suíte e ainda um banheiro menor. Esta tipologia de planta, com um banheiro para cada quarto, pode facilmente acomodar jovens profissionais ou até mesmo uma família maior.

© French + Tye

Hugh McEwen, sócio do escritório S&M e arquiteto responsável pelo projeto da casa explicou: “Este projeto foi um exercício de generosidade tanto para com os futuros moradores quanto para com o contexto do bairro. Com a nossa experiência em habitação social e unifamiliar, trouxemos o melhor dos dois mundos para este projeto. Ao adotar um projeto sob medida para o local, conseguimos aproveitar ao máximo o espaço através de um planejamento cuidadoso de como a casa poderia ser adaptada no futuro. Não procuramos criar uma arquitetura silenciosa, mas uma casa que se revela através das cores e de sua materialidade, que reflete a época contemporânea na qual foi construída”.

© French + Tye

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Salmen / Office S&M" [Salmen House / Office S&M] 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893858/casa-salmen-office-s-and-m> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.