Loft Industrial em Atenas / Konstantinos Pittas

Loft Industrial em Atenas / Konstantinos Pittas - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Konstantinos Pittas; Konstantinos Pittas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  189
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:I&O Photography
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danelis, Kourasanit, Lyohoros
© I&O Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O loft encontra-se no coração do centro histórico de Atenas, na Grécia, um entorno urbano único formado aos pés da Acrópole, que apresenta uma combinação de numerosas obras-primas da arquitetura neoclássica com edificações modernistas e armazéns industriais.

© I&O Photography

Situado nesse contexto, esse loft é a remodelação de um antigo ateliê têxtil. O objetivo da renovação, tal como foi concebida e desenhada pelo arquiteto, era preservar os componentes estruturais existentes e a estética industrial do uso anterior enquanto transforma o espaço em uma residência moderna, cômoda e luxuosa. Com esse fim, as vigas de concreto foram expostas e restauradas, mas também foram agregados elementos modernos como novos acabamentos de metal e pisos de concreto polido. 

Planta

A singularidade do loft reside na combinação de materiais naturais (aço, concreto e madeira) com uma decoração minimalista de alta qualidade (que inclui uma seleção de móveis modernos misturados com peças retrô e vintage) criando uma atmosfera informal e intimista. O loft foi concebido como um espaço aberto que gera grandes áreas, enquanto a fachada de vidro e as janelas posteriores permitem a máxima transparência, luz natural e vistas.

© I&O Photography

A organização espacial do loft é concebida com uma divisão entre as áreas de uso comum (cozinha, sala de jantar, sala de estar, área de estudo) e salas privadas (dormitórios e banheiros). No entanto, portas deslizantes de vidro e metal contribuem para a conexão visual de todos os espaços, enquanto as cortinas opacas podem criar isolamento quando necessário. Além disso, a flexibilidade era um dos princípios fundamentais do projeto, exemplificado pela ilha móvel da cozinha e pela divisão com cortinas que cria a possibilidade de um dormitório de hóspedes temporário na sala de estar.

Corte

Estando no último pavimento do edifício, o loft oferece um refúgio tranquilo em meio a agitada vida da cidade, com um espaçoso terraço que possui vistas magníficas para a Acrópole e para o Monte Lycabettus. As grandes portas de vidro deslizantes na fachada e o uso dos mesmos materiais no piso criam uma transição suave, bem como uma continuidade visual e espacial entre o interior e o exterior.

© I&O Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Atenas, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loft Industrial em Atenas / Konstantinos Pittas" [Industrial Loft in Athens / Konstantinos Pittas] 07 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893850/loft-industrial-em-atenas-konstantinos-pittas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.