Residência Media Perra / Santos Bolívar

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 2 de 26Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 3 de 26Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 4 de 26Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 5 de 26Residência Media Perra / Santos Bolívar - Mais Imagens+ 21

Guadalupe, México
  • Arquitetos: Santos Bolívar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Home Depot, La casa del acero, Madereria los Olivos
  • Arquiteto Autor: José Antonio de los Santos Bolívar
  • Colaboradores: Giancarlo Reyes Olgin , Roberto Amaya Alvarado, Tayde Chan Ojeda, Jorge Armando Quevedo Jordán
  • Cidade: Guadalupe
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 11 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto localizado no noroeste do México, no Valle de Guadalupe, com um importante crescimento e desenvolvimento na indústria vinícola.

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 1 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

De acordo com um plano diretor estabelecido em 2013, antes de começar a intervenção na propriedade, primeiro desenvolveu-se como uma primeira etapa a cervejaria chamada Media Perra, construída em 2014. Como segunda etapa, consideramos projetar e construir a nova casa de nosso cliente "Casa Media Perra".

Para o desenvolvimento do projeto, nos foi apresentado um terreno com elementos naturais muito particulares, uma topografia acidentada com mudanças de nível muito pronunciadas. Uma rocha de grande escala como participante de uma análise de possibilidades, com a intenção de torná-la versátil com a nossa proposta.

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 24 de 26
Axonométrica

Adaptação e conexão com o contexto foram conceitos que nos levaram a decidir que a rocha carregava um sentimento de pertencimento ao lugar e que o novo lar deveria se relacionar e interagir com ela.

Conectando o habitat natural criando uma ponte (através da rocha) e gerando um diálogo entre ambos, foi assim que nossas escadas do acesso principal para a casa e uma parte de nossas fundações foram assentadas na própria pedra.

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 22 de 26
Corte Longitudinal
Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 13 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez
Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 26 de 26
Croqui

Elevamos o piso da casa por meio de pilares de madeira e aço, com a firme ideia de deixar um térreo mais permeável que não tenha grande impacto na natureza do terreno e utilizar o piso inferior como anfiteatro ao ar livre para reuniões e eventos em família.

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 17 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

Queríamos conseguir com isso uma sequência e um ritmo vertical que fosse uma reinterpretação da pele exterior do sua antecessora e agora parte do seu contexto, a cervejaria "Media Perra"

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 20 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

A residência tem apenas 75m2, espaço ideal para as necessidades do nosso cliente. Um dormitório principal, banheiro, closet, sala, cozinha, despensa e um mezanino para os hóspedes. As principais vistas para a paisagem estão concentradas nas áreas do dormitório principal, sala e mezanino

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 12 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

A orientação da residência, o manuseio de luz natural e materiais como madeira e palha, no isolamento térmico dentro das paredes, além da aplicação de uma tinta proveniente da terra, são elementos participantes da composição da casa e um ponto de convergência entre o habitar e a natureza.

Residência Media Perra / Santos Bolívar - Imagem 18 de 26
© Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Media Perra / Santos Bolívar" [Casa Media Perra / Santos Bolívar] 18 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893789/residencia-media-perra-santos-bolivar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.