Casa Restio River / SAOTA

Casa Restio River / SAOTA - Mais Imagens+ 22

Pringle Bay, África do Sul
  • Arquitetos: SAOTA; SAOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Letch
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Black Magis, Crema Design, James Mudge, Lindsey Adelman, Pezula Interiors
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada nas margens do Rio Buffels, próxima a Pringle Bay, uma pequena área costeira nos arredores da Cidade do Cabo, na África do Sul, esta casa facilita a vivência ao afastar a maresia que vêm do Atlântico e trazer a luz e as belezas naturais do entorno para si.

© Adam Letch

A linguagem do projeto é limpa, robusta e séria, empregando materiais resistentes às intempéries próprias da região costeira, como os ventos que periodicamente varrem a baía.  O projeto desta casa de veraneio é sofisticado e foi pensado para compreender totalmente os rituais diários das férias. 

© Adam Letch

Os espaços livres fluem formando uma grande área de estar central. A cozinha e área de lounge se encontram no centro, com um sofá grande o suficiente para receber a família toda. A sala de estar se conecta livremente com esses espaços, dando uma dinâmica única à casa. Um senso de mistério é criado a partir da intersecção desses espaços.

© Adam Letch
© Adam Letch

Os cinco anos que viveram na propriedade antes de construir foram o suficiente para entender as particularidades do lugar, como por exemplo a insolação. A casa está voltada para o norte com uma escadaria que permite a entrada de luz do sol na cozinha. A fachada oeste do lounge e terraço olha em direção a Cape Point, a ponta mais ao sul da Baía da Cidade do Cabo, oferendo uma vista memorável do pôr do sol.

© Adam Letch

As características da área da cozinha demonstram uma abordagem livre em relação a rotina. Adicionando peças feitas sob medida pela ARRCC interiors - incluindo os sofás e mesas de jantar em tons naturais - a casa se torna convidativa para eventos de finais de semana. Há nas escolhas referentes ao interior uma mistura de mobiliários ecléticos, sofisticados e confortáveis. Tecidos em tons de branco e cinza são atenuados com o colorido da tapeçaria Marroquina. Essa mistura é complementada pelas mesas com acabamentos em madeira. O uso de couro macio, linho e texturas criam uma ambiência calma.

© Adam Letch
© Adam Letch

Dois elementos interessantes deste projeto são o revestimento perfurado da lareira em bronze e a iluminação feita pelo Flos. A sala de jantar recebe uma mesa feita sob medida por James Mudge, um lustre pendente da Lindsey Adelman e cadeiras Magis pretas com mantas de pele de carneiro.

© Adam Letch

As obras de arte foram cuidadosamente escolhidas e incluem artistas como Deborah Poynton e Albert Coertse. A arte é limitada a algumas áreas da casa, buscando o máximo impacto nos visitantes e moradores. A cor natural e o mobiliário simples dos quartos colaboram para que o foco principal seja a vista da paisagem natural.

Planta - Térreo

Os acabamentos do projeto seguem o estilo casa de praia integrada à vida moderna e incluem o uso de piso terrazzo e painéis de mármore nos banheiros. Além dos aspectos construtivos, a casa se destaca tecnologicamente por apresentar sistemas de som e iluminação automatizados.

© Adam Letch

Bem implantada, a casa apresenta fácil acesso às fynbos (um tipo de vegetação local) do entorno, o que facilitou a escolha paisagística em incorporar o máximo de vegetação endêmica possível, cercando a casa e o jardim interno de espécies locais icônicas como a Milkwood, Coral e Waterberry, fazendo desta uma verdadeira casa de veraneio sul-africana.

© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Restio River / SAOTA" [Restio River House / SAOTA] 07 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893775/casa-restio-river-saota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.