Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Imagem 2 de 20Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - PrateleiraCasa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Janela, Porta, Cadeira, Pátio, AidoCasa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - FachadaCasa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Mais Imagens+ 15

Jardim Paulistano, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Artigas, Sheila Altmann; Estúdio Artigas, Sheila Altmann
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amazonas Pedras, Dumax Brasil, Ferronor, Intercity, Ladrilar, Suvinil
  • Estrutura: Boris Cabrera
  • Construção: João Chacon
  • Marcenaria: Paulimar
  • Estrutura Metálica: Ferronor
  • Arquitetos Responsáveis: Marco Artigas e Sheila Altmann
  • Cidade: Jardim Paulistano
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Mesa, Janela, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro diálogo que tivemos com os clientes, um casal jovem, foi para ajudá-los a decidir pela compra da casa.  Avaliamos o contexto da legislação no bairro e a partir daí começamos a traçar a estratégia do projeto em conjunto. Descobrimos nas pesquisas que a casa foi construída na década de 40 e que fazia parte de um conjunto de cinco unidades geminadas, que compartilham o mesmo telhado, mas cada uma tem a sua particularidade resultante das diversas reformas e adaptações executadas ao longo do tempo.

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

No contexto urbano, o bairro do Jardim Paulistano é tombado pelo CONDEPHAAT, conselho de defesa do patrimônio histórico estadual, que nos colocou algumas condições de projeto, como por exemplo: criar uma grande porcentagem de área permeável no terreno, garantir o número mínimo de árvores e manter a memória do conjunto das casas.

Elevação 1
Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Janela, Porta, Cadeira, Pátio, Aido
© Pedro Napolitano Prata
Corte B

Sobre as necessidades da nova casa, os clientes nos pediram um desenho flexível que suportasse mudanças na família, iluminação e ventilação naturais, espaços generosos e integrados, um segundo banheiro no andar superior, um lavabo e que todas essas alterações valorizassem o imóvel para uma futura negociação.

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Prateleira, Porta, Escada
© Pedro Napolitano Prata

O ponto de partida do projeto foi a demolição de diversas paredes estruturais de tijolo maciço. Com as paredes demolidas, fizemos reforços estruturais com vigas e pilares metálicos. Esse procedimento permitiu inverter a lógica comum de organização do espaço residencial da década de 1940: a cozinha passou a ocupar a parte da frente da casa e foi integrada com a área de convivência que ficou voltada para o fundo, onde se abre para o jardim e para a nova edícula que abriga a lavanderia e o lavabo.

Planta - Térreo
Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Imagem 2 de 20
© Pedro Napolitano Prata
Planta - Superior

No espaço lateral, anteriormente um quintal impermeável, desenhamos o acesso ao andar superior: uma escada metálica com viga central e degraus em madeira cumaru com um pequeno jardim interno sob ela. A parte íntima da casa foi pensada com três quartos e o novo banheiro coletivo. Dois dos quartos foram abertos para o corredor que é iluminado por uma grande fachada de vidro - que se estende até a área de convivência no andar térreo - e o terceiro quarto, a suíte, tem relação direta com a rua.

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Imagem 8 de 20
© Pedro Napolitano Prata

O piso de tacos deste andar foi retirado de um edifício em reforma no centro da cidade e recebeu o tratamento adequado para ficar com um novo aspecto. Para a casa ganhar identidade, toda nova estrutura metálica foi pintada de amarelo. Essa ação animou os vizinhos a pintarem suas casas, dando ao conjunto histórico uma nova linguagem, com cores diversas. As casas coloridas, hoje, animam uma esquina do Jardim Paulistano.

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann - Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann" 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893748/casa-maria-carolina-estudio-artigas-plus-sheila-altmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.