O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Estúdio Artigas
  6. 2016
  7. Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann

  • 05:00 - 8 Maio, 2018
Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann
Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann, © Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

© Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata + 20

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro diálogo que tivemos com os clientes, um casal jovem, foi para ajudá-los a decidir pela compra da casa.  Avaliamos o contexto da legislação no bairro e a partir daí começamos a traçar a estratégia do projeto em conjunto. Descobrimos nas pesquisas que a casa foi construída na década de 40 e que fazia parte de um conjunto de cinco unidades geminadas, que compartilham o mesmo telhado, mas cada uma tem a sua particularidade resultante das diversas reformas e adaptações executadas ao longo do tempo.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

No contexto urbano, o bairro do Jardim Paulistano é tombado pelo CONDEPHAAT, conselho de defesa do patrimônio histórico estadual, que nos colocou algumas condições de projeto, como por exemplo: criar uma grande porcentagem de área permeável no terreno, garantir o número mínimo de árvores e manter a memória do conjunto das casas.

Elevação 1
Elevação 1
© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata
Corte B
Corte B

Sobre as necessidades da nova casa, os clientes nos pediram um desenho flexível que suportasse mudanças na família, iluminação e ventilação naturais, espaços generosos e integrados, um segundo banheiro no andar superior, um lavabo e que todas essas alterações valorizassem o imóvel para uma futura negociação.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

O ponto de partida do projeto foi a demolição de diversas paredes estruturais de tijolo maciço. Com as paredes demolidas, fizemos reforços estruturais com vigas e pilares metálicos. Esse procedimento permitiu inverter a lógica comum de organização do espaço residencial da década de 1940: a cozinha passou a ocupar a parte da frente da casa e foi integrada com a área de convivência que ficou voltada para o fundo, onde se abre para o jardim e para a nova edícula que abriga a lavanderia e o lavabo.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata
Planta - Superior
Planta - Superior

No espaço lateral, anteriormente um quintal impermeável, desenhamos o acesso ao andar superior: uma escada metálica com viga central e degraus em madeira cumaru com um pequeno jardim interno sob ela. A parte íntima da casa foi pensada com três quartos e o novo banheiro coletivo. Dois dos quartos foram abertos para o corredor que é iluminado por uma grande fachada de vidro - que se estende até a área de convivência no andar térreo - e o terceiro quarto, a suíte, tem relação direta com a rua.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

O piso de tacos deste andar foi retirado de um edifício em reforma no centro da cidade e recebeu o tratamento adequado para ficar com um novo aspecto. Para a casa ganhar identidade, toda nova estrutura metálica foi pintada de amarelo. Essa ação animou os vizinhos a pintarem suas casas, dando ao conjunto histórico uma nova linguagem, com cores diversas. As casas coloridas, hoje, animam uma esquina do Jardim Paulistano.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Maria Carolina / Estúdio Artigas + Sheila Altmann" 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893748/casa-maria-carolina-estudio-artigas-plus-sheila-altmann> ISSN 0719-8906