Maison d´Architecture de Genebra promove exposição sobre Paulo Mendes da Rocha

A Maison d´Architecture de Genebra comemora dez anos de atividades e para celebrar a data organizou ao longo de 2017 até o presente, uma série de palestras intitulada 10 anos/10 olhares. Arquitetos reconhecidos como Steven Holl, Kengo Kuma e Elizabeth Diller fizeram parte do seleto painel de palestrantes.

Para encerrar as comemorações será realizada, com o apoio do Consulado Brasileiro de Genebra, uma exposição inédita e exclusiva da obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Com curadoria de Catherine Otondo (Base Urbana) e projeto expográfico de Beatriz Marques, Guilherme Pianca e Nilton Suenaga (Sabiá Arquitetos e Pianca+Urano), a exposição apresenta as principais ideias do arquiteto e seu particular modo de pensar expresso no constante diálogo entre o discurso e o espaço construído – cerne de sua originalidade.

MuBE. Image © Martim Passos

Para realizar esta montagem única, a equipe refez desenhos e fotografias dos projetos, mostrando a inserção da obra construída no seu entorno para mostrar uma ideia cara a Paulo Mendes da Rocha: o lugar da obra no tecido urbano – sua inserção na cidade transformando o sentido de lugar, ponto chave de sua ação projetual.

Poupatempo. Image © Martim Passos

O recente projeto do Sesc 24 de Maio tem destaque na mostra. Foi levada à Genebra uma grande maquete do eixo da rua Barão de Itapetininga até a Praça do Patriarca, reproduzindo o próprio edifício do Sesc e o projeto da Praça de mesmo nome. E, ainda, 50 peças originais do mobiliário do Sesc 24M desenhadas pelo arquiteto, gentilmente emprestadas pela entidade. Para completar a mostra foi montada uma pequena biblioteca de referência da obra do arquiteto, com 30 títulos que podem ser folheados livremente.

Maquete do Sesc 24 de Maio. Image © Fernando Banzi

A exposição inaugura dia 23 de maio, no pavilhão Sicli, e encerra dia 28 de junho com a apresentação do filme “Tudo é projeto”, dirigido por Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Maison d´Architecture de Genebra promove exposição sobre Paulo Mendes da Rocha" 04 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893746/maison-darchitecture-de-genebra-promove-exposicao-sobre-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.