Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS

Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: URBAN MATTERS; Arquitetos de interiores: AIM Architecture; AIM Architecture, URBAN MATTERS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na vida urbana, cada vez mais vivemos em uma negociação constante entre onde precisamos estar e onde queremos estar, ou o que temos e quanto disso precisamos. Com o avanço rápido da sociedade rumo a cidades superlotadas, nós estamos interessados em criar um lugar para as pessoas desfrutarem o espaço, em seu próprio tempo e mérito.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Urban Bloom é um experimento no espaço urbano que tem como precedente as necessidades de projeto e infraestrutura. A única necessidade aqui era por liberdade. O projeto renova e revigora um espaço, que originalmente era um estacionamento, transformando-o em um jardim urbano construído por meios artificiais. É um projeto voltado para uma cidade que enfatiza as pessoas. 

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

O projeto é marcado por elementos com formato de balão com floração colorida que flutua sob o praça como a copa das árvores, promovendo sombreamento para as pessoas. Uma variedade de vegetação foi colocada nos módulos, de forma que, conforme elas cresçam, a plataforma se transformará em um jardim florido.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Por ser uma rua popular que mistura residências com escritórios, comércio e escolas, a Rua Anfu foi o lugar perfeito para introduzir este conceito. Aproximadamente 30 torres floridas estão implantadas próximas a casas locais de 3 pavimentos. Este mix de escalas é bastante particular de Shanghai. A Rua Anfu é exemplo de que não é necessário diminuir a cidade antiga para criar uma nova dinâmica ou gerar prosperidade para a cidade. Porém, o local não dependia ou previa nenhum parque, então por que não cultivar em algum lugar por ali este prazer?

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Os visitantes são encorajados a explorar o espaço e interpretar cada parte do projeto se apoiando somente em suas necessidades. Assim, da mesma forma que alguns bairros funcionam de acordo com o fluxo de pessoas, ou as plantas crescem no sentido da luz, o comportamento de cada visitante e a energia gasta  irá definir o espaço e suas características marcantes. 

Nós queríamos que este novo espaço fosse de baixo impacto e interagisse com os elementos naturais de forma artificial. Resumindo, queríamos provar que era possível fazer algo novo partindo de algo antigo.

Boa parte do urbanismo não é sustentável: o ritmo de vida, desperdício, custo. Tendo isso em mente, o projeto foi pautado em questões como resíduos e consumo e, somando ao desejo dos comerciantes da rua por espaços mais naturais, o Urban Bloom pode ser considerado sustentável,principalmente por causa de sua materialidade,  majoritariamente reciclável. A estrutura em palete de madeira reciclada é empregada como um padrão ondulatório auxiliando a definir uma variedade de espaços: reuniões casuais, pequenas aulas, teatro a céu aberto e etc.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Como muitas coisas nessa cidade, o Urban Bloom é efêmero na paisagem da cidade, mas serve para lembrar a importância de desfrutar do espaço urbano. É uma manifestação física da nossa visão para este novo tipo de urbanidade, feita pelo homem, natural, permanente, porém flexível, racional e intuitiva. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS" [Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS] 02 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893605/urban-bloom-aim-architecture-plus-urban-matters> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.