O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento

Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento

Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento
Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento, via eRoadArlanda / Divulgação
via eRoadArlanda / Divulgação

Há algumas semanas, a Suécia inaugurou uma estrada que recarrega baterias comerciais e de automóveis enquanto o passageiro dirige. Chamado de projeto eRoadArlanda, a via possui dois quilômetros e foi construída fora do Aeroporto de Arlanda, na cidade de Estocolmo, capital do pais.

Financiada pela Administração de Transportes da Suécia, a estrada integra a meta do governo de criar infra-estrutura para transportes livres de combustível fóssil até 2030. A tecnologia permite que os trilhos transfiram a energia para carros e caminhões durante o percurso.

A estrada eletrificada funciona da seguinte maneira: a energia é transferida ao veículo por meio de um braço móvel anexado à parte debaixo do veículo. Este “braço” é capaz de detectar e abaixar na seção eletrificada quando o veículo passa acima dela. “Não há energia na superfície. Há dois trilhos (na estrada), assim como uma tomada na parede. Cinco ou seis centímetros abaixo está a eletricidade”, explicou Hans Säll, presidente do consórcio à frente do projeto, ao The Guardian.

via eRoadArlanda / Divulgação
via eRoadArlanda / Divulgação

No modelo em teste, a estrada foi dividida em seções de 50 metros, onde cada seção fornece energia apenas quando o veículo está acima dele. Esse sistema automático permite que a corrente seja desconectada quando o veículo para. Além disso, também calcula o consumo de energia do veículo, o que permite que os custos de eletricidade sejam debitados por veículo e usuário.

via eRoadArlanda / Divulgação
via eRoadArlanda / Divulgação

Por enquanto, a via liga apenas o aeroporto a uma área de logística. Mas o governo já planeja expandir a tecnologia para outras regiões da cidade. “Uma das questões mais importantes do nosso tempo é a questão de como tornar o transporte rodoviário sem fósseis uma realidade. Agora temos uma solução que tornará isso possível, o que é incrível. A Suécia está na vanguarda dessa tecnologia, que esperamos introduzir em outras áreas do país e do mundo”, diz Säll, em comunicado.

Via CicloVivo.

Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento" 29 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893378/suecia-inaugura-estrada-eletrica-que-recarrega-veiculos-em-movimento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.