Cobertura H / Langarita Navarro Arquitectos

Cobertura H / Langarita Navarro Arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Colaboradores: Policarpo del Canto, Havi Navarro
  • Construtora: Manuel Ocaña Fast & Furious Production Office SL
  • Estrutura: Mecanismo
  • Instalações: Mecanismo
  • Paisagismo: Ambienta
  • Arquiteto Responsável: María Langarita e Víctor Navarro
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. As coberturas formam uma geografia urbana peculiar. Sua condição de arremate do edifício permite singularidades surpreendentes e pouco imagináveis para quem anda pelo solo da cidade. Cúpulas, terraços e torres convivem com jardins, fechamentos transparentes e telhas inclinadas. A reforma deste projeto abraça esse mundo fantástico das coberturas, explorando suas qualidades originais ao mesmo tempo que cria usando a marcenaria e o paisagismo. 

© Imagen Subliminal
Axonométrica
© Imagen Subliminal

Localizado em uma rua característica do bairro de Salamanca, em Madrid, a cobertura faz parte do sexto andar de um típico edifício burguês do início do século XX. Foi, originalmente, um espaço dedicado a academia de pintura. Sua forma possui as qualidades de um tradicional estúdio: um volume principal com duas águas, pé direito alto chegando a 7 metros na cumeeira e uma grande janela de ferro voltada para o norte para uma iluminação homogênea do espaço de trabalho. Outros elementos complementavam a composição, como volumes menores entorno dos pátios internos e a fachada dos fundos. Os recuos das fachadas permitiam desfrutar do exterior em espaços singulares. Ao norte, um terraço alargado introduz no primeiro plano de vista uma torre com acabamento pitoresco. O terraço sul deixa um espaço generoso orientado com dimensões suficientes que viabilizam mais um quarto. 

© Imagen Subliminal
© Imagen Subliminal

O projeto seguiu duas estratégias. A primeira, manter todas as condições singulares que faziam do espaço original um lugar único, respeitando o volume impactante, a janela, o piso e as portas de madeira. A segunda estratégia foi intervir com operações pontuais vinculadas a lógica da construção do mobiliário e do jardim. No corpo principal, se reconstruiu um sótão com uma solução capaz de resolver a estrutura e a climatização do ambiente e minimizando o impacto visual. O pé-direito baixo do sótão serve para resolver a cozinha, a escada e o depósito. Nos quartos, um mobiliário vinculado com a janela delimita o interior e o exterior. O terraço sul se transformou em uma sala onde a vegetação trepadeira como as rosas, glicínias, hidras e jasmins, criam um espaço íntimo e agradável. 

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura H / Langarita Navarro Arquitectos" [Penthouse H / Langarita Navarro Arquitectos] 24 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893185/cobertura-h-langarita-navarro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.