Apartamento 1303 / Cora Mader

Apartamento 1303 / Cora Mader - Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela, VigaApartamento 1303 / Cora Mader - Porta, Pia, Bancada, Cadeira, CorrimãoApartamento 1303 / Cora Mader - Mesa, Prateleira, CadeiraApartamento 1303 / Cora Mader - Mesa, CadeiraApartamento 1303 / Cora Mader - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Cora Mader; Cora Mader
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Formica, Portobello
Apartamento 1303 / Cora Mader - Cadeira, Prateleira
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto de reforma era adaptar um apartamento dos anos 70 ao cotidiano de suas proprietárias em um curto espaço de tempo. A arquitetura contou com pequenas intervenções pontuais e de baixo custo que, em conjunto, transformaram o espaço em um ambiente confortável e adequado às novas demandas.

Apartamento 1303 / Cora Mader - Mesa, Cadeira
© Alessandro Guimarães

O novo projeto seria utilizado para morar e trabalhar e deveria receber tanto amigos quanto clientes. Assim, a primeira estratégia foi integrar um dos dormitórios originais em planta ao living, privilegiando a área social e ganhando espaço para o home office. Prateleiras foram estruturadas em cremalheiras metálicas, gerando flexibilidade na disposição dos objetos, como livros, equipamentos eletrônicos e plantas.

Plantas - Antes / Depois

Todo o piso original foi preservado e restaurado. A viga encontrada durante a demolição da parede foi mantida em estado bruto, nos lembrando da planta original, que segregava os ambientes. Um armário em marcenaria foi desenhado para substituir uma das paredes demolidas, e laqueado da mesma cor do apartamento, com o objetivo de aumentar espaço de armazenamento e criar um filtro entre área social e privada. 

Apartamento 1303 / Cora Mader - Mesa, Janela, Cadeira
© Alessandro Guimarães

No living, uma extensa bancada em cimento queimado exerce as funções de rack e aparador, abrigando sob ela bancos em estrutura metálica e azulejos desenhados pela arquiteta.

Apartamento 1303 / Cora Mader - Sofá, Mesa, Iluminação
© Alessandro Guimarães

Trilhos e spots permitem que o layout, objetos decorativos e quadros se modifiquem com o passar dos anos. A iluminação foi pensada para valorizar o gosto e a ligação das  proprietárias com o universo do design e da arte. Quem chega no apartamento é recebido por uma pintura na parede com ares de arte urbana que integra um quadro em homenagem ao antigo dono e também avô das novas moradoras. É nesse momento que as cores tocam o projeto.

Apartamento 1303 / Cora Mader - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Alessandro Guimarães

Na cozinha todos os pontos de instalação e a bancada de granito foram mantidos, alterando apenas os antigos revestimentos. O desenho do mobiliário melhorou a sensação espacial sem grandes obras. Acima da bancada, nas prateleiras, os utensílios mais utilizados ficam a mão. Em toda a extensão da parede oposta, um armário alto com portas de correr organizam os eletrodomésticos e o restante dos utensílios de cozinha. 

Apartamento 1303 / Cora Mader - Bancada, Mesa, Cozinha, Prateleira, Pia, Janela
© Alessandro Guimarães

A cerâmica reveste apenas as áreas de maior uso e a marcenaria foi executada em compensado naval, melamina e vidro aramado. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leblon, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 1303 / Cora Mader" 28 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893169/apartamento-1303-cora-mader> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.