Sobrados na Washington Avenue / Pandolfini Architects

Sobrados na Washington Avenue / Pandolfini Architects - Mais Imagens+ 10

Malvern East, Austrália
  • Arquitetos: Pandolfini Architects; Pandolfini Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Akzolux Australia Pty, De Dietrich, Euroluce, Miele, ROGER SELLER, VMZINC
  • Construtor: Duo Built
  • Design: Nina Provan
  • Arquiteto Responsável: Dominic Pandolfini
  • Cidade: Malvern East
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essas duas casas suburbanas contam a história de uma família e também nos fazem refletir sobre como um projeto de arquitetura podem ser adaptado ao longo do tempo para melhor responder às transformações sócio espaciais e econômicas de uma cidade. Os clientes compraram o terreno em 1972 onde moram desde então. Depois de se passarem mais de quarenta anos, as crianças cresceram e ganharam o mundo e o velho bangalô parecia muito antiquado para o estilo de vida de seus moradores. Um dos filhos e sua jovem família estavam pensando em voltar a morar com o pai solitário, então surgiu a ideia de construir duas novas casas no local onde antes havia apenas uma, para que todos pudessem viver juntos, mas sem necessariamente sobre o mesmo teto.

Planta - térreo

O programa era bastante simples; duas casas separadas mas que não parecessem duas casinhas geminadas. São inúmeros os exemplos ao longo da via principal do bairro onde os lotes foram divididos em dois; duas casinhas com duas garagens e uma planta longa e estreita. Pensamos em inverter esta lógica criando uma casa atrás da outra e sem dividir o lote, proporcionando espaços generosos de entrada, áreas amplas e jardins orientados para o norte.

© Derek Swalwell

Vistas de frente, as duas casas parecem uma só, marcando o ritmo estabelecido da paisagem urbana. A paleta de materiais simples, do revestimento em zinco aos sarrafos de madeira pintados de preto, reforça as linhas formais do edifício. Brises de madeira ocultam as grandes aberturas frontais, proporcionando privacidade aos habitantes e dissimulando os elementos típicos de uma casa suburbana. As duas estruturas foram projetadas especificamente para cada um de seus habitantes; uma unidade de dois quartos na frente para o pai e uma unidade maior de três quartos para o filho e sua jovem família nos fundos.

© Rory Gardiner
Fachada Frontal
© Rory Gardiner

Elementos típicos de casas maiores foram utilizados para criar a sensação de continuidade espacial dentro de um lote tão compacto. A entrada para a casa dos fundos se dá através de um amplo foyer de pé-direito duplo, iluminado por cima desde uma grande zenital circular que contém a escada de aço. Concreto aparente e elementos de madeira pintados de preto foram utilizados nas paredes internas,  os quais foram projetados para revelar lentamente os espaços à medida que nos deslocamos pelo interior das casas.

© Derek Swalwell

Com este projeto fomos capazes de criar duas casas para duas gerações diferentes em um único terreno - proporcionando-lhes os benefícios sociais e financeiros associados. A fachada escultural oferece um contraponto às casas do entorno e uma contribuição positiva para a paisagem urbana e do bairro.

© Derek Swalwell

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sobrados na Washington Avenue / Pandolfini Architects" [Washington Avenue Townhouses / Pandolfini Architects] 21 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892890/sobrados-na-washington-avenue-pandolfini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.