Restaurante 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos

Restaurante 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante está localizado no térreo de um antigo edifício no Bairro Alto, centro da cidade de Lisboa. Ao alojar diferentes usos comerciais, sofreu algumas mudanças para responder a diferentes funcionalidades ao longo do século XX. Seu último uso conhecido foi um cyber-café e uma casa de chás, ambos funcionando ao mesmo tempo. Dado que o programa era desenhar um restaurante, nossa intervenção estimou uma nova reorganização interior.

Corte

O espaço em si está dividido em duas partes separadas: a primeira corresponde aos dois refeitórios e a segunda à todos os serviços herdados da sua antiga função. A entrada é feita por duas portas separadas e cada uma possui enormes janelas nas suas laterais. A fachada original foi parcialmente recuperada mas totalmente conservada.

Corte

Além do fato de que cada um dos cômodos possui uma entrada separada, há também a aparente separação causada pelo volume central, que corresponde ao acesso e a escada ao edifício acima (abaixo de onde está localizado o depósito), ambas funcionam como uma única área espacial. A unidade dos dois espaços foi dada pelo material de madeira (OSB) que cobre completamente o espaço (piso, paredes e teto) em ambos ambientes com uma altura de 2,85 m. Alguns orifícios quadrados foram feitos nessa camada de madeira a fim de iluminar o espaço ao mostrar a luz que é posicionada logo atrás.

Corte

A separação entre a área para comer e a área de serviços é feita por uma parede de azulejos negros portugueses, que marca a mudança nos materiais e desenha a linha onde está a cozinha, a bancada e os banheiros. Essa parede não encosta no perímetro em ambos extremos para poder ser lida como um volume e, ao mesmo tempo, criar duas entradas: para a bancada à esquerda e para os banheiros à direita. Além disso, existe uma entrada adicional feita do mesmo material que conduz à cozinha.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos" [Restaurant 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos] 19 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892780/restaurante-560-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.