O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais

Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais

  • 08:00 - 16 Abril, 2018
Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais
Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais, Djamila Ribeiro e Juliana Borges fazem lançamento de livros em João Pessoa. (foto Djamila: RICARDO MATSUKAWA / foto Juliana: Cauê Gomes-Carta Capital)
Djamila Ribeiro e Juliana Borges fazem lançamento de livros em João Pessoa. (foto Djamila: RICARDO MATSUKAWA / foto Juliana: Cauê Gomes-Carta Capital)

Juliana Borges e Djamila Ribeiro protagonizarão a noite de 26/04 no palco da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP, a SAAU'18, em João Pessoa. Ao lado de outros nomes de referência na militância feminista, a Deputada Estadual Estela Bezerra (PB) e a advogada Liana Cirne Lins (PE), ambas conduzirão uma discussão sobre as invisibilidades sociais no processo de produção da cidade contemporânea. A mediação do debate ficará a cargo da arquiteta, urbanista e atriz, Natália Sá (PB). Além disso, Juliana e Djamila farão o lançamento dos seus respectivos livros, “O que é encarceramento em massa?” e “O que é lugar de fala?”, ambos do Grupo Editorial Letramento e integrantes da coleção Feminismos Plurais.

O evento será realizado no Teatro de Arena do Espaço Cultural, a partir das 17h, com o lançamento dos livros, e seguirá a partir das 19h, com a mesa de debates. As atividades serão abertas ao público e contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da FUNESC, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
_____

"Reconhecendo a importância do reconhecimento da multiplicidade de vozes, nasce a coleção Feminismos Plurais, parceria da Editora Letramento com o Justificando. Organizada pela Mestre em Filosofia Política e feminista negra, Djamila Ribeiro, a coleção visa abordar em uma série de pequenos livros diversos aspectos e perspectivas dos feminismos, tendo como pilar principal mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos. Comumente, esses sujeitos são tratados como implícitos ou relegados a condição de “mero recorte” dentro de uma história única e excludente. Feminismos Plurais segue a responsabilidade histórica de romper silêncios.

A coleção surge com dois títulos a serem lançados em setembro: “O que é lugar de fala?”, escrito por Djamila Ribeiro e “o que é encarceramento em massa?”, escrito por Juliana Borges, acadêmica na Área de Antroplogia e colunista do Justificando."

"A Coleção Feminismos Plurais, oportunamente inaugurada com o volume O que é lugar de fala, de autoria da organizadora do projeto, a Mestre em Filosofia Política e voz das mais assertivas e confiáveis dessa geração de intelectuais negras ativistas, Djamila Ribeiro, cai como uma luva ao elucidar um conceito tão importante quanto distorcido, uma vez que confronta a hegemonia discursiva, pautando a (re)ordenação histórica das narrativas a partir do locus social como elemento fundamental de veracidade dos problemas e existências, que antes eram contadas apenas pela ótica do elemento causante e mantenedor das desigualdades que precisamos erradicar: o topo da pirâmide social ou a pessoa branca (em especial o homem) cis heteronormativo e elitizado."

A SAAU’18 é um evento de cunho acadêmico, científico e cultural, promovido pelo corpo docente e discente do curso de Arquitetura e Urbanismo do IESP. Este ano, as atividades se articulam em quatro eixos temáticos: Arte, Corpo, Medo e Tempo. Serão abordadas discussões como a relação entre intervenções artísticas e as estruturas das cidades; a importância do lugar de fala na produção do espaço urbano a partir das questões de gênero, etnia e classe social; a cultura do medo atrelada às questões de segurança e violência urbana; e uma reflexão sobre o tempo e as interferências no patrimônio urbano que tensionam a produção da cidade.

  • Título

    Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais no dia 26/04, durante a SAAU'18, em João Pessoa.
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Website

  • Organizadores

  • De

    26 de Abril de 2018, 17:00
  • Até

    26 de Abril de 2018, 22:00
  • Onde

    Teatro de Arena, Espaço Cultural José Lins do Rêgo, João Pessoa
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais" 16 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892661/djamila-ribeiro-e-juliana-borges-lancam-livros-da-colecao-feminismos-plurais> ISSN 0719-8906