Apartamentos Argyle Street / Pandolfini Architects

Apartamentos Argyle Street / Pandolfini Architects - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Pandolfini Architects; Pandolfini Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rory Gardiner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Euroluce, Fisher & Paykel, Miele, ROGER SELLER, Signorino, Woodcut
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no subúrbio de Fitzroy, em Melbourne, este projeto de restauro de um edifício de mais de 150 anos nos mostra um pouco mais sobre a rica história da região, além de requalificar este importante edifício em uma zona bastante densa da cidade, priorizando a luz natural em detrimento do tamanho da planta dos apartamentos. O projeto envolve a restauração cuidadosa de um edifício tombado pelo patrimônio histórico além de uma nova adição de dois pavimentos onde foram instalados outros dois novos apartamentos.

© Rory Gardiner

Abandonado por vários anos depois de um projeto de reforma inacabado, este edifício vitoriano encontrava-se em completo estado de ruína. Sua área de projeção ocupava todo o terreno e a viela que dá acesso na parte posterior do lote encontrava-se completamente cheia de lixo e arbustos. A estrutura construída em 1860 foi parcialmente demolida recentemente, revelando evidências dos tipos de atividade que um dia ocuparam o edifício, como residência, hotel, caldeireiro e armazém. Em vez de desmantelar a estrutura original e aplicar toda a sorte de novos acabamentos, sempre que possível, as diversas camadas desta rica história encrustada no edifício foram preservadas e expostas.

© Rory Gardiner

A fachada surrada do edifício original foi deixada intacta - mantendo a sobreposição dos rebocos e pinturas acumuladas nos últimos 150 anos - novas janelas e portas de madeira foram fabricadas segundo os perfis originais. Internamente, as características vitorianas foram reincorporadas na arquitetura com uma linha clara separando o antigo e o novo através dos trabalhos de marcenaria que parecem flutuar no espaço - permitindo que as cornijas continuem desobstruídas. No térreo, o antigo piso de madeira foi removido revelando as lajes de concreto originais que receberam novo polimento, expondo pregos e ferramentas antigas que foram utilizadas na mistura do concreto.

© Rory Gardiner

Um vazio de pé-direito duplo foi aberto no meio da planta, separando o edifício original do novo anexo. Este espaço aberto cria uma clara separação entre o novo e o antigo além de permitir a ampla iluminação e ventilação natural dos edifícios. As paredes exteriores expostas neste novo pátio foram deixadas como antes, revelando as bases originais de calcário, várias camadas de alvenaria e uma história mais recente de grafite.

Corte A

Mosaicos espanhóis foram utilizados no revestimento da fachada do novo edifício, fazendo referência à pintura descamada e rachada da fachada principal e refletindo a luz em meio ao pátio central. Uma passarela de vidro atravessa o pátio e conecta a estrutura original e a nova - ampliando a relação de transição entre o passado e o presente.

© Rory Gardiner

A sala de estar da unidade do térreo está localizado na parte posterior da propriedade, contando com novas janelas e portas que se abrem para a viela anteriormente negligenciada, que foi limpa e requalificada para que todos os vizinhos possam utilizar.

© Rory Gardiner

Na restauração do edifício original - preservar as camadas que se acumularam nas fachadas durante os últimos 150 anos foi uma premissa fundamental do projeto de restauro e conservação. O novo edifício foi cuidadosamente inserido de modo a respeitar a estrutura existente, proporcionando muita luz natural ao invés de priorizar uma área construída maior. Juntos, estas duas estruturas criam um conjunto único, que respeita o passado e se abre para o futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fitzroy, Melbourne, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Argyle Street / Pandolfini Architects" [Argyle Street Apartments / Pandolfini Architects] 16 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892581/apartamentos-argyle-street-pandolfini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.