Primeira e única residência privada de Zaha Hadid é construída em floresta na Rússia

Em uma floresta nos arredores de Moscou, entre pinheiros e bétulas de 20 metros de altura, está a única residência particular projetada e construída por Zaha Hadid. Com uma forma definida por seu entorno, a Capital Hill Residence é dividida em dois componentes, um que se funde com a encosta inclinada e outro que se eleva 22 metros acima do solo para aproveitar as vistas espetaculares da paisagem natural.

Primeira e única residência privada de Zaha Hadid é construída em floresta na Rússia - Mais Imagens+ 1

Cortesia de OKO Group
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Como muitas das obras públicas de Zaha Hadid, a Capital Hill Residence é definida por geometrias fluidas que emergem da paisagem. O projeto é organizado em quatro níveis, com os dois pavimentos mais baixos que abrigam a sala de estar, sala de jantar, cozinha, espaços de entretenimento, piscina coberta e áreas de lazer. O hall de entrada, biblioteca, quarto de hóspedes e sala de jogos para crianças ocupam o primeiro pavimento, enquanto as suítes e terraços exteriores, no nível superior elevado, emergem acima das copas das árvores para apreciar a vista.

Cortesia de OKO Group

Estes dois componentes principais do projeto são conectados por três colunas estruturais de concreto, com um elevador de vidro e uma escada alocados entre elas. Estas colunas atravessam a cobertura no primeiro pavimento, criando claraboias e uma entrada principal de pé-direito duplo. A cobertura é sustentada por uma estrutura de concreto de dupla curvatura que emoldura perspectivas da floresta e, ao mesmo tempo, compartimenta os espaços de convivência.

A Capital Hill Residence é, de certo modo, uma celebração do modernismo visionário inicial, do expressionismo ao construtivismo e da desmaterialização visual da arquitetura, fazendo com que ela pareça estar em movimento - como algo orgânico em vez de fixo e estático. Ela incorpora em sua forma uma noção de complexidade orgânica, arranjos espaciais e excelente habilidade construtiva. Porém, ela é ainda mais do que isso; ela é, nas palavras da arquiteta e do cliente, uma “casa dos sonhos” - é fantasia e realidade, uma ideia de arquitetura que ainda parece, de algum modo, impossível.
-Financial Times 

Via: Zaha Hadid Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Primeira e única residência privada de Zaha Hadid é construída em floresta na Rússia" [Zaha Hadid’s Only Private Residential Project Rises Above A Russian Forest] 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892479/primeira-e-unica-residencia-privada-projetada-por-zaha-hadid-e-construida-em-floresta-na-russia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.