Praça das Almas e do Nazareno / WaterScales arquitectos

Praça das Almas e do Nazareno / WaterScales arquitectos - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: WaterScales arquitectos; WaterScales arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Granitos Quintana, Marmoles Guadalhorce, Top-Light
  • Arquiteto Técnico: Antonio Montes Sáez
  • Paisagismo E Jardinagem: Ana Ibáñez Fernández, Bióloga
  • Estrutura: Jesus Hernández Martí, Engenheiro
  • Instalações: Ricardo Rueda García, Engenheiro
  • Colaboradores: lvaro López Camino, estudante de arquitetura / Jorge López González, estudante de arquitetura / Daniel Marcos Ruiz, estudante de arquitetura / Belén Muñoz de la Torre Calzado, arquiteta / Francisco Ortega Ruiz, arquiteto / Felipe Pérez García, estudiante de arquitectura / Patricia Prados Pérez, estudante de arquitetura
  • Construtora: I.M. Instalaciones y Obras S.A. (Álora)
  • Cliente: Excmo. Ayuntamiento de Álora
  • Assessoria Patrimonial: María José Sánchez Rodríguez, Diretora Museu Municipal de Álora
  • Arquitetos Responsáveis: Carmen Barrós Velázquez, Francisco J. del Corral del Campo
  • Cidade: Álora
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Sobre o lugar e a intervenção

Álora, com seu castelo e seu histórico bairro, é a proa da paisagem montanhosa da Serra del Hacho. O povoado é resultado de sucessivas histórias ao ritmo malaguenho que culminam no célebre castelo e sua aura peculiar. Como uma cidade rica em estímulos tangíveis e intangíveis, alguns quase perdidos, procurava renovar e embelezar tanto o modo de vida dos habitantes da cidade, como sua forma de ser descoberta pelos viajantes. 

© Fernando Alda
Planta Geral
© Fernando Alda

Por meio de um concurso de ideias, buscava-se a renovação da pavimentação, instalações urbanas e tudo o que contribuísse para fazer com que seus lugares recuperassem um novo vigor. Propusemos a intervenção denominada "Tapiz e: 1/1" que, em diálogo com a paisagem cultural de Álora, registraria sua energia. Uma espécie de mapa pétreo que ajuda a reconhecer, observar, descobrir, conhecer e experimentar a paisagem. A primeira fase da intervenção foi denominada "Praça das Almas e do Nazareno".

© Fernando Alda
Planta Praça

Praça das Almas e do Nazareno

A pequena praça, que ocupa o lugar de duas moradias, demolidas há algum tempo, é tanto um espaço de espera e descanso como a conexão entre a rua e a montanha das Torres. Foi nomeada de acordo com as imagens custodiadas na Capela do Castelo: a Virgem das Almas e Jesus Nazareno das Torres, que processionam na sexta-feira santa e se estabelecem frente à praça. Durante a Semana Santa, o espaço se torna uma tribuna. 

© Fernando Alda
Corte B
© Fernando Alda

O lugar, por meio de texturas, cores, aromas, textos e pavimentos, mostra seu passado doméstico, enfatiza seu presente e se oferece ao encontro de habitantes e viajantes. Nas paredes, textos pregam a eterna emoção do encontro dos tronos junto ao pilar da Almas, leve nascente que leva a água até a pedra. O desnível se torna degrau, banco, plataforma, acolhendo a sensação dos aromas da vegetação e, finalmente escada, um tapete flutuante que eleva-se até o mirante permitindo contemplar o vale do Guadalhorce.

Esperamos assim ter capturado uma parte da essência do rico legado da paisagem cultural da região.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Ancha, 43, 29500 Álora, Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça das Almas e do Nazareno / WaterScales arquitectos" [Compás de las Ánimas y del Nazareno / WaterScales arquitectos] 15 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892403/praca-das-almas-e-do-nazareno-waterscales-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.