Casa na Rua do Paraíso / fala

Casa na Rua do Paraíso / fala - Mesa, Janela, CadeiraCasa na Rua do Paraíso / fala - Imagem 3 de 7Casa na Rua do Paraíso / fala - Janela, Porta, FachadaCasa na Rua do Paraíso / fala - Janela, FachadaCasa na Rua do Paraíso / fala - Mais Imagens+ 2

  • Paisagismo: João Magalhães
  • Empreiteiro: Engilaco lda
  • Cliente: Domingo Discreto lda
  • Equipe: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Rute Peixoto, Lera Samovich, Paulo Sousa
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Rua do Paraíso / fala - Janela, Porta, Fachada
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa burguesa do final do séc. XIX, abandonada à várias décadas, deveria ser transformada em quatro unidades da habitação idênticas com um jardim privado partilhado. O projecto aconteceu dentro de um determinado número de limitações, procurando complexidade e interesse dentro da banalidade do programa.

Conceito de Volume

Os espaços de estar são pensados seguindo uma sintaxe e gramática próprias. As quatro salas são diferentes entre si partilhando no entanto a mesma linguagem, o mesmo conjunto de figuras. Um número definido de elementos operam a construção espacial: uma parede recortada, uma curva livre, duas portas (uma rosa e outra verde), uma superfície listada no pavimento de madeira. Os espaços de estar são, antes disso, uma galeria.

Casa na Rua do Paraíso / fala - Mesa, Janela, Cadeira
© Ricardo Loureiro

Por imposições municipais, a fachada da rua mantém-se praticamente inalterada. Os cerâmicos desinteressantes são substituídos por mármore verde polido, contrastando com o aspecto rogoso das orlas de granito. Um círculo de mármore branco é adicionado para equilibrar a composição.

Casa na Rua do Paraíso / fala - Janela, Fachada
© Ricardo Loureiro

A fachada do jardim é reconstruída, tornando-se mais alta para ir de encontro à escala dos vizinhos, como uma máscara ou um templo. Mantendo duas janelas quadradas como enquadramentos do interior, a superfície polida ostenta um padrão forte de faixas verticais construído com mármore branco, preto e verde, criando uma superfície complexa e rica, ainda que completamente plana.

Desenho Interior

A porta de entrada desaparece no padrão e um círculo de bronze remata a composição. O padrão simula uma nova dimensão para o edifício, escondendo a sua escala e programa, sendo desnecessariamente orgulhoso e exuberante. O alçado é uma pintura romântica para o interior do quarteirão, uma espécie de fachada principal para uso privado.

Casa na Rua do Paraíso / fala - Imagem 3 de 7
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa na Rua do Paraíso / fala" 05 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891923/casa-na-rua-do-paraiso-fala-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.