As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon

As arquiteturas anônimas de São Paulo em tamanho_M, de Alberto Simon - Mais Imagens+ 26

Longe dos bairros nobres que frequentemente possuem arquiteturas assinadas por grandes arquitetos, São Paulo possui casas em escalas mais modestas que permeiam a memória afetiva de seus cidadãos devido suas características e detalhes marcantes. Alberto Simon, artista baseado na capital paulista, fotografou alguns exemplares desta arquitetura sem autoria e os agrupou em seu trabalho intitulado "tamanho_M".

Saiba mais sobre o projeto nas palavras do artista e confira a galeria de fotos, a seguir.

© Alberto Simon
© Alberto Simon

"tamanho_M é o encontro frontal com a ideia do médio, do “entre”, do meio termo, do ponto de equilíbrio, visível na escala e na arquitetura de fachadas de residências em bairros tradicionais de classe média de São Paulo, como Mooca, Cambuci, Ipiranga, Santana, Jardim São Paulo, Saúde e outros; é significativo que esses bairros não se qualificam com o adjetivo “nobre”, e que a arquitetura aqui representada não seja resultado de um projeto arquitetônico de autoria, mas sim representativa de um vernáculo e sotaque especificamente paulista, e reconhecível como tal.

© Alberto Simon
© Alberto Simon

É um contraponto horizontal à maneira na qual São Paulo é mais comumente retratada, como aglomerado incomensurável que cresce em todas as direções, sendo o aspecto da sua verticalização quase sempre tratado de forma enfática. Localizada no que se chama de “interior”, São Paulo, a despeito de seu tamanho, revela também em todas as direções as caraterísticas de cidade interiorana, manifestas nos distintos bairros que têm seus próprios centros, tradições, e auto-suficiências.

© Alberto Simon
© Alberto Simon

tamanho _M foi realizado nos anos 2005/06: algumas das casas aqui retratadas já deixaram de existir, e inúmeras outras, que teriam sido de interesse nessa documentação, não puderam ser fotografadas, devido à adição de muros e portões que impossibilitam uma visão desimpedida do projeto original."

© Alberto Simon
© Alberto Simon

Para mais informações sobre o trabalho, contate o artista pelo e-mail ou pelo Instagram @alberto.simon.01.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon" 04 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891894/as-arquiteturas-anonimas-de-sao-paulo-em-tamanho-m-de-alberto-simon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.