Casa Camberwell / AM Architecture

Casa Camberwell / AM Architecture - Mais Imagens+ 10

Camberwell, Austrália
  • Arquitetos: AM Architecture; AM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dianna Snape
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
© Dianna Snape

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em Camberwell, Victoria, em uma quadra em L, com vista para um parque arborizado. A arquitetura existente foi pré-moldada no primeiro andar, assentada com clínquer em sua fundação. Suas áreas de estar eram originalmente situadas no primeiro andar.

© Dianna Snape
Plantas Baixas
© Dianna Snape

O brief foi principalmente pragmático. Mais espaço para uma grande família, melhor zoneamento e, principalmente, a criação de uma melhor conexão com o exterior, mas sem perder as vistas deslumbrantes para o parque vizinho. Para resolver as diferentes demandas, criamos um novo nível intermediário para as áreas de convivência e a experiência de entrada na casa foi redirecionada para esse novo centro, que agora serve como elemento de conexão para um zoneamento muito claro para crianças, pais, convidados, área de estar e ao ar livre.

© Dianna Snape
© Dianna Snape

A sensação de estar nesse novo espaço é de se estar de pé em cima da cerca, em total ligação com o parque, com o nível intermediário apresentando um teto alto de aspecto frondoso. O conceito do pavilhão emergiu organicamente a partir daqui. Os pilares de madeira formam os limites de um “pavilhão” e apoiam um teto de madeira. O ritmo desses pilares cria uma tatilidade e uma profundidade nos limites do espaço, balanceando a dureza da superfície do vidro. O clínquer reaparece no novo espaço interno, remetendo a uma integração do exterior com as áreas de estar. Simples luzes pendentes de cerâmicas próximas a cada pilar e uma dramática lareira reforçam a verticalidade do espaço e das árvores vizinhas.

© Dianna Snape

O espaço respeita suas raízes de meados do século com sua horizontalidade, com a clareza das conexões e apoios de aço, materiais naturais e com os detalhes de marcenaria. Uma veneziana externa amplia a onipresente veneziana da década de 1950 e o espaço é decorado com mobiliário de meados do século, mas com estilo contemporâneo.

© Dianna Snape

As novas áreas de convivência foram orientadas a nordeste e noroeste. Grandes panos de vidro são utilizados para levar a beleza natural para dentro e permitir que o sol do inverno penetre profundamente no espaço. Para equilibrar a grande quantidade de superfícies de vidro, foram utilizadas unidades de vidro de alto desempenho térmico, de baixa emissividade (low E).

Elevações + Corte

Grandes paredes internas de tijolos aparentes foram criteriosamente posicionadas para permitir que sua massa térmica receba o sol da manhã, do meio-dia e da tarde, e regule as temperaturas internas durante todo o ano. A penetração do sol é regulada com beirais ao norte e um brise externo que cobre toda a extensão das fachadas principais do nordeste e do noroeste.

© Dianna Snape

Todos os novos espaços são naturalmente ventilados, e toda a madeira natural é nativa, de carvalho. As janelas altas são protegidas do sol poente por aletas profundas que refletem o ritmo do vidro e da ruptura arquitetônica com a casa existente. Elas servem para bloquear o sol quente, mas também para refletir a cor do sol da tarde, criando um ambiente aconchegante nos espaços superiores.

© Dianna Snape

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Camberwell / AM Architecture" [Camberwell House / AM Architecture] 10 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891877/casa-camberwell-am-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.