Residência Boscana / OLARQ Osvaldo Luppi Architects

Residência Boscana / OLARQ Osvaldo Luppi Architects - Mais Imagens+ 17

Son Vida, Espanha
  • Arquitetos: OLARQ Osvaldo Luppi Architects; OLARQ Osvaldo Luppi Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mauricio Fuertes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jet, Minimal windows, Poliform
  • Arquiteto Colaborador: Marc Cifre
  • Engenharia: Fernando Purroy
  • Arquiteto Responsável: Osvaldo Luppi
  • Cidade: Son Vida
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mauricio Fuertes

Ícone

A forma deve ser contundente. Se não, não é uma forma.
Um volume de dois pavimentos de concreto aparente cravado na rocha, gerando um balanço que ocupa um terceiro pavimento, em uma base de madeira.
Concreto cinza. Madeira natural. Metal negro. Água, rocha e vegetação são os únicos elementos.
A piscina de vidro parece flutuar na mesma água que contem. 
Não existem janelas. Somente ausência de muros.
A rocha e o concreto. O pétreo e o pétreo. 

© Mauricio Fuertes
Planta - térreo
© Mauricio Fuertes

Contexto

Um terreno com uma inclinação muito pronunciada em um consolidado bairro residencial com vistas para a baía de Palma de Mallorca. Maximizar as vistas e proteger-se dos olhares vizinhos. Ver sem ser visto.

Pesquisa

A fôrma de concreto foi feita com painéis onde foram estruturadas tábuas de pinos de 12,5 de largura de espessuras variáveis. Conformou-se um módulo de 1 metro de altura gerado por 8 tábuas de 12,5 de altura com espessuras variáveis também. Essa repetição permitiu uma rápida execução e uma reutilização das fôrmas. A disposição aleatória das diferentes espessuras cria sombras que rompem com a ideia do módulo repetitivo. Toda a estrutura foi concretada sem nenhuma junta vertical. As juntas horizontais coincidem com as tábuas de diferentes espessuras se tornando praticamente invisíveis. 

© Mauricio Fuertes

Material

Concreto, madeira, metal, vidro verde, água e luz.

Sistema

Planta de acesso: garagem, hall de entrada, dormitório principal. Planta pública: sala de estar, cozinha, sala de jantar, terraço coberto. Planta privada: dormitório, piscina interior, sauna e dependências técnicas. Tetos altos, grandes janelas. Espaço fluído e minimamente delimitado. 

© Mauricio Fuertes

Vínculos

A moradia potencializa o vínculo do usuário com a natureza a partir da sua contemplação sem contato. Grande espaços e grandes superfícies de água evocam a afastada, porém presente, baía: criar uma paisagem em um terreno escalonado. O terraço de acesso é uma experiência onírica que procura desconectar ao mesmo em que evoca a segurança etérea. Para provocar um efeito de fusão com a paisagem, a piscina possui borda infinita em três dos seus lados e o último meio metro está formado por dois vidros de 15 mm conectados por uma lâmina de segurança.

© Mauricio Fuertes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Boscana / OLARQ Osvaldo Luppi Architects" [Villa Boscana / OLARQ Osvaldo Luppi Architects] 07 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891876/residencia-boscana-olarq-osvaldo-luppi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.