Casa Caxambu / Aresto Arquitetura

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Mesa, Cama, DormitórioCasa Caxambu / Aresto Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada, Cozinha, VigaCasa Caxambu / Aresto Arquitetura - FachadaCasa Caxambu / Aresto Arquitetura - Bancada, Sofá, Mesa, Cozinha, Cadeira, Janela+ 39

Jundiaí , Brasil
  • Arquitetos: Aresto Arquitetura; Aresto Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  246
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Deca, Portobello, Atlas Concorde, Cerâmica Martins, Durafloor, Fermarte, InterLight, Osram, Pedra Viva, Portinari, Rerthy, Romalux, Suvinil
  • Acabamentos : Jefferson da Ecoville
  • Iluminação : Henrique da Hansa
  • Clientes : Cesar e Cristina
  • Autores : Suelem Carolina Santos Leite, Danillo Mazzani
  • Arquiteto Responsável : Danillo Mazzani
  • Cidade : Jundiaí
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no condomínio Terras de Jundiaí em um terreno de esquina, a casa estrutura-se em um pavimento principal e um pavimento inferior que surgiu do aproveitamento do perfil natural do lote, que praticamente não sofreu alterações. As formas simples foram adotadas para que a construção fosse mais econômica e rápida.

Diagrama

Um desafio do projeto foi adaptar a construção à pouca área disponível para construção. Como o lote é de esquina, perdeu-se muita área por conta dos recuos legais e por isto foi necessário fazer a garagem em um nível inferior. No entorno observa-se claramente duas realidades distintas, uma natureza abundante com o homem convivendo de forma harmoniosa nas áreas de chácaras e propriedades rurais, e uma ocupação da terra de forma devastadora e impositiva, nos novos bairros e condomínios.

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Para retratar esta característica do lugar, o projeto é composto por dois elementos. Uma base de aparência pesada, bruta, que lembra uma grande pedra, representando a ocupação humana agressiva à natureza, e uma “casca” branca leve que sobrepõe este bloco representando a ocupação harmoniosa do homem com a natureza. Esta sobreposição reflete o nosso desejo enquanto arquitetos de que a vida em harmonia com a natureza seja o modelo que prevaleça na região.

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada, Cozinha, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Planta - Térreo
Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

No térreo estão situados: a sala de estar integrada à cozinha, o lavabo, o espaço gourmet, a lavanderia, o vestiário, o depósito, a piscina e os quatro dormitórios. No pavimento abaixo está a garagem projetada para três carros. Com uma planta com formato de “U” a residência envolve a área de lazer trazendo privacidade a área da piscina. Nos três dormitórios voltados para a rua, a solução para garantir a privacidade foi adotar janelas com peitoris mais altos que o convencional. 

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Imagem 7 de 39
© Pedro Napolitano Prata

As aberturas externas e panos de vidro foram pensados para obter o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural. Externamente a casa foi revestida por massa branca, painéis de ACM que escondem a porta de entrada, pedra natural, revestimento fulget. Os materiais de acabamento associados à geometria de linhas retas da casa conferem ao projeto um aspecto contemporâneo e minimalista.

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Caxambu / Aresto Arquitetura" 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891521/casa-caxambu-aresto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.