Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados

Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 2 de 20Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - CorrimãoRetrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - FachadaRetrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 5 de 20Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: Joana Mitre, Marina Novaes, Marina Pereira
  • Arquitetos Responsáveis: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Guido Otero e Ricardo Gusmão
  • Cidade: Brás
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 5 de 20
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. De presença marcante na paisagem do largo da Concórdia o edifício Castelo Branco encontrava-se subutilizado, sua fachada de dimensões monumentais e animada pelos seus brises móveis não refletia o abandono do seu interior. Se por um lado o movimento intenso da Av. Rangel Pestana dificulta a locação das grandes lajes de escritório, por outro produz tamanha valorização do posto comercial no térreo que impossibilita qualquer intervenção que acarretaria no seu fechamento.

O projeto busca assim conciliar duas demandas: criar um acesso confortável e atrativo para os inquilinos das lajes de escritório e manter o acesso direto ao espaço de varejo localizado no térreo. O resultado é um projeto elaborado com materiais reconhecíveis na paisagem da região, que possibilitassem uma construção rápida e limpa e criassem um espaço confortável. Aproveitando uma antiga rampa em desuso a nova entrada busca ser direta e generosa buscando captar a atenção do pedestre para o interior do prédio.

Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 10 de 20
© Pedro Vannucchi
Corte
Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Corrimão
© Pedro Vannucchi

Nos conjuntos de escritórios intervenções mínimas buscaram recuperar os acabamentos existentes dentro dos conjuntos. Foi mantido o piso de granilite existente na circulação e os caixilhos e brises recuperados para facilitar seu uso. Na cobertura propusemos a instalação de um pavilhão com estrutura de madeira que abrigaria um espaço para eventos e um restaurante. Este equipamento permite o acesso público à vista panorâmica e cria um espaço de contemplação no topo da metrópole paulistana.

Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fachada
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brás, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retrofit no Edifício Castelo Branco / Andrade Morettin + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados" 28 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891463/retrofit-no-edificio-castelo-branco-andrade-morettin-plus-goaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.