Ativista negra e Museu dos Direitos Humanos são celebrados na nova nota de 10 dólares canadenses

© Bank of Canada

O Banco do Canadá revelou a nova cédula de 10 dólares que apresenta Viola Desmond, uma empresária negra que desafiou a segregação racial em 1946, recusando-se a desocupar uma área "branca" de um teatro. No verso da cédula há a imagem do Museu Canadense de Direitos Humanos, projetado por Antoine Predock e concluído em 2014. A Sra. Desmond não é apenas a primeira pessoa negra a aparecer sozinha na moeda canadense, como também é a primeira mulher - que não faz parte da monarquia britânica - a figurar desacompanhada em uma cédula. O evento de divulgação foi apropriadamente realizado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A Sra. Desmond foi escolhida para a cédula de $10 pelo ministro das Finanças, Bill Morneau, a partir de uma chamada aberta nacional para selecionar uma figura feminina canadense para a nova nota. Depois de suas ações no teatro em 1946, Desmond foi presa, condenada e multada. Seu processo foi um dos primeiros casos legais trazidos a tona por uma mulher negra no Canadá.

© Aaron Cohen, cortesia de CMHR

Sobre o verso da cédula, o arquiteto Antoine Predock afirmou que o Museu Canadense de Direitos Humanos "torna visível a comunalidade fundamental da humanidade." No verso da cédula, o edifício atua como um ícone não só para a mensagem transmitida pelo museu, mas sua relação com o contexto em que está situado.

© Aaron Cohen, cortesia de CMHR

"Nossas cédulas são projetadas não apenas como um meio de pagamento seguro e durável, mas também como obras de arte que contam as histórias do Canadá. Esses novos $10 se encaixam nessa ideia", disse o presidente do Banco do Canadá, Stephen Poloz.

© Aaron Cohen, cortesia de CMHR

Via: Antoine Predock Architect.

Sobre este autor
Cita: Abdallah, Collin. "Ativista negra e Museu dos Direitos Humanos são celebrados na nova nota de 10 dólares canadenses" [New Canadian Banknote Celebrates Civil Rights with Black Female Activist and Canadian Museum for Human Rights] 30 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891437/ativista-negra-e-museu-dos-direitos-humanos-sao-celebrados-na-nova-nota-de-10-dolares-canadenses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.