Perspectivas Feministas sobre as Práticas Espaciais

Na Arquitectura portuguesa, a procura pelo entendimento sobre a lenta integração das mulheres no exercício da profissão é uma discussão recente. Contudo, os debates sobre Mulheres em Arquitectura ou sobre as relações entre Feminismo e Arquitectura começaram pelo menos nos anos 70 e não se esgotam nos direitos das mulheres. Têm-se materializado em encontros, bibliografia, percursos individuais e colectivos que contribuem para a transformação teórica e prática da Arquitectura.

As três arquitectas convidadas, Gabriela Salhes e Lia Antunes têm construído percursos em diferentes áreas da prática arquitectónica. É sobre o que é mais concreto; as formas, os meios, os intervenientes e objectivos do seu trabalho, que iremos tentar perspectivar inquietações comuns sobre o lugar das mulheres no futuro da Arquitectura. Como prólogo teremos o filme ILLUSIONS, Vol. I Narcissus and Echo da artista plástica Grada Kilomba a quem agradecemos a generosidade.

Organização e Moderação: Patrícia Robalo Ribeiro
Convidadas: Lia Antunes e Gabriela Salhe.
Prólogo: visionamento do filme ILLUSIONS, VOL. I NARCISSUS AND ECHO, de Grada Kilomba.

Lia Antunes, Mulher, feminista e arquitecta. Formada no darq-UC e doutoranda na mesma instituição. Actualmente trabalha em projectos de arquitectura e de museografia (Formas Efémeras) e investiga sobre práticas urbanísticas e urbanismo. Co-fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura.

Gabriela Salhe, formada pela Universidade Técnica de Berlim, colaborou com vários estúdios de arquitectura, artistas e instituições públicas. É directora e co-fundadora do Frame Colectivo. Em 2013 criou o projecto piloto Pátio Ambulante com o apoio da Trienal de Arquitectura de Lisboa, implantado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa de 2015 até 2017.

Patrícia Robalo, formada pela FAUL, colaborou em ateliers de Arquitectura em Dublin e Lisboa. Autora de várias iniciativas de divulgação da cultura arquitectónica e urbanística contemporânea entre os quais o projecto Outra Lisboa. É doutoranda na FAUP com investigação sobre territórios metropolitanos contemporâneos e trabalha em projectos de arquitectura.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Perspectivas Feministas sobre as Práticas Espaciais" 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891058/perspectivas-feministas-sobre-as-praticas-espaciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.