Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 2 de 52Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 3 de 52Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 4 de 52Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 5 de 52Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Mais Imagens+ 47

  • Arquitetos: PJV Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  632
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexandre Zelinski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acqua Forte, Cerâmica Wippel, Elizabeth, Lajes São Luiz, MN Esquadrias, Max Mohr, Pedro´s Pedras, Penha Olaria, Pratika Artefatos de Cimento, Vidraçaria Nova Geração
  • Arquiteto Responsável: Pablo José Vailatti
  • Colaboradores: Ana Meirinho Neves I Vinícius Schewe
  • Projeto Estrutural: Anamélia Adriano
  • Projeto Elétrico: Luiz Negri
  • Projeto Hidráulico: Anamélia Adriano
  • Execução Da Obra: Pablo J. Vailatti
  • Cliente: PJV Arquitetura
  • Construtora: GHS Construções
  • Cidade: Piçarras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 8 de 52
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Residencial N 07 é um edifício constituído por seis apartamentos residenciais, localizado em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina.

O terreno escolhido está próximo a avenida principal, com bela vista para o mar e possui apenas 244 metros quadrados, sendo 12 metros de frente por 22 metros de comprimento.

A proposta busca oferecer ao mercado um edifício com arquitetura contemporânea autoral, sem os vícios e repetições que o mercado imobiliário apresenta.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 3 de 52
© Alexandre Zelinski

O projeto arquitetônico buscou resolver o programa proposto, através das seguintes premissas básicas: criar uma solução estrutural clara, que possa orientar a própria forma da edificação, criar um pavimento térreo o mais livre possível, implantar a edificação buscando a melhor relação com o entorno e as vistas da paisagem local, utilizar materiais na sua condição bruta, como concreto e tijolo aparente, evitando o uso de revestimentos externos.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 7 de 52
© Alexandre Zelinski

Formalmente, a arquitetura apresenta uma linguagem universal, simples e clara, fazendo uso de linhas retas e elementos abstratos. Sacadas em balanço e vigas em concreto aparente formatam as fachadas frontal e posterior do edifício. Duas torres em alvenaria preta perfuradas na parte superior desenham as chaminés das churrasqueiras. E a platibanda superior em concreto aparente com 1,2 metros de altura busca criar um coroamento para a edificação.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 33 de 52
© Alexandre Zelinski

O princípio fundamental do projeto foi não esconder a estrutura em concreto que sustenta o edifício. Sendo assim, as vigas e pilares, bem como as lajes das escadas são deixadas em concreto aparente e são responsáveis, juntamente com as paredes em tijolo aparente, pelo caráter “brutalista” que se almeja para a edificação.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 5 de 52
© Alexandre Zelinski

Outra preocupação do projeto foi criar um desenho claro, limpo, que unisse todas as 24 janelas que formam a fachada leste do edifício, e isto foi feito de uma maneira muito simples, apenas pintando de preto e rebaixando em 2 centímetros as partes em alvenaria que conectam estas janelas de quartos e banheiros.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 18 de 52
© Alexandre Zelinski

O edifício possui um pavimento térreo e 3 pavimentos tipo. O pavimento térreo é aberto, constituído de pilotis, do núcleo de circulação vertical e das vagas de garagem. Já o pavimento tipo possui um hall central e dois apartamentos por andar. A planta baixa dos apartamentos é bastante simples, possui uma área social única, que compreende cozinha, jantar, estar e varanda, e uma área íntima com os quartos e banheiros. A proposta da varanda social junto a lateral oeste garante a este ambiente uma vista permanente para o mar, mesmo com o surgimento de futuros prédios vizinhos.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 46 de 52
Corte B

A arquitetura proposta para esta edificação é uma arquitetura contemporânea, honesta, que busca sua referência e sua forma de encarar o projeto nas premissas da arquitetura moderna, dando atenção especial ao que estrutura a edificação, em seguida a sua cobertura, e por fim aos fechamentos e desenho das esquadrias.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 12 de 52
© Alexandre Zelinski

Os principais materiais utilizados na obra foram concreto aparente, tijolo aparente, vidro temperados e perfis em alumínio preto. O piso do pavimento térreo é em concreto alisado e o revestimento interno dos pisos em porcelanato fosco retificado, aparência de cimento.

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura - Imagem 14 de 52
© Alexandre Zelinski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Piçarras, SC, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura" [Residential Building N 07 / PJV Arquitetura] 22 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891046/ed-residencial-n-07-pjv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.