Casa D’Entrecasteaux / Room11 Architects

Casa D’Entrecasteaux / Room11 Architects - Mais Imagens+ 34

Kingborough Council, Austrália
  • Arquitetos: Room11 Architects; Room11 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ben Hosking
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bespoke, Dolerite, Tas Oak
  • Outros Participantes: Peter Guiver Stonemason
  • Arquitetos Responsáveis: Thomas Bailey, Megan Baynes
  • Cidade: Kingborough Council
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Ben Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ilha Bruny fica no estreito Canal de D'Entrecasteaux, que a separa da porção continental da Tasmânia. Acessível apenas de barco, Bruny possui uma paisagem remota e bonita. A ilha é um destino tradicional de férias para Hobartions e está cada vez mais se tornando um destino internacional para mais pessoas. Nossos clientes, um casal de profissionais, nos contactaram depois de comprarem a propriedade, com a visão de construir uma residência permanente. Pelo fato de membros da família serem donos de propriedades adjacentes, eles tinham consciência da necessidade da arquitetura se orientar em direção à luz e às visuais e, ao mesmo tempo, proteger-se dos ventos e do brilho excessivo da lâmina d'água. Repleto de panoramas incríveis, o terreno estava, no entanto, exposto. Os ventos sopram no terreno inclinado e a gloriosa luz às vezes é muito forte para os olhos.

© Ben Hosking

Paralelamente a essa necessidade física de proteção, a localização remota trouxe uma necessidade psicológica. A casa tinha que representar uma presença seguramente sólida e contida, uma companhia para uma existência remota e bela. Esses fatores levaram a um diálogo sobre segurança, permanência e pertencimento. A Tasmânia é notável, em termos geológicos, pelo seu Dolerite, que tem cerca de 180 milhões de anos. A família de nossos clientes contavam com dois membros geólogos, por isso, um bom trabalho com as pedras agradou nossas intenções arquitetônicas e os interesses profissionais da família.

© Ben Hosking

A resultante porção exterior da casa com paredes de pedra e um interior de madeira leve, contêm as funções tradicionais de uma casa. Esses componentes  contrastantes satisfazem as necessidades físicas e psicológicas que a localização exige da arquitetura. A modesta casa apresenta um plano não ortogonal modular, onde paredes maciças de pedra abrigam espaços iluminados de madeira. O interior de madeira colorida de preto oferece alívio da luz forte tasmaniana e projeta o ocupante em direção à paisagem. As grandes portas de madeira de correr se abrem para a luz do norte e para um grande deck com vista para o canal e para além da cadeia de montanhas do local.

© Ben Hosking
Planta Baixa
© Ben Hosking

As funções de serviço estão contidas em caixas pretas brilhantes. A ilha da cozinha é um monolito contundente. Banheiros pretos apresentam claraboias generosas e azulejos em toda sua altura. Os espelhos de largura total duplicam o espaço interno percebido, cuidadosamente projetado. Detalhes personalizados de vidro são usados em toda a residência. Esquadrias com vidro duplo e camada de gás argon proporcionam desempenho térmico compatível com o clima temperado frio. A casa recolhe a água da chuva e recicla as águas residuais no local. A Casa D'Entrecasteaux tem uma paleta simples, escura por dentro e por fora com um tom pálido de pedra. A orientação dos painéis personalizados de vidro foca a atenção sobre elementos específicos da paisagem, proporcionando uma oportunidade para repouso.

© Ben Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa D’Entrecasteaux / Room11 Architects" [D’Entrecasteaux House / Room11 Architects] 21 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890693/casa-dentrecasteaux-room11-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.