Nova tipologia da torre usa cabos de aço para se estruturar

Cortesia de RB Systems

Um projeto especulativo, o "New York Super Slender" criado por RB Systems, é um arranha-céu futurista que apresenta uma potencial nova tipologia de torre. Com cada vez menos e menores terrenos nas principais cidades e populações cada vez maiores, o projeto levanta o desafio de otimizar a ocupação em um centro urbano restrito e denso.

Nova tipologia da torre usa cabos de aço para se estruturar - Mais Imagens+ 7

A torre tem uma projeção de aproximadamente 30 metros x 30 metros e eleva-se 400 metros para o céu. Explora a eliminação de colunas perimetrais, substituindo sua finalidade estrutural por uma série de cabos de aço que correm e torcem ao longo da altura da torre. Os cabos estão ancorados em uma fundação profunda e amarrados de volta ao núcleo no anel estrutural superior, criando uma força de tensão superficial que pode ser comparada à forma como os doces são mantidos em um invólucro quando as extremidades são torcidas. Este uso de cabos de aço cria uma solução que é leve, porém robusta.

Cortesia de RB Systems
Cortesia de RB Systems

Rustem Baishev da RB Systems descreve seu método projetual como uma concepção de arquitetura como um campo de engenharia de sistemas, não um campo de arte. Como tal, a estética de seu projeto está enraizada na estrutura do edifício, criando um volume elegante, minimalista e futurista de vidro reflexivo. As decisões de projeto são focadas na eficiência do edifício como máquina, sendo a forma do tubo cilíndrico do projeto uma das mais eficientes para resistência ao vento.

Cortesia de RB Systems

A fachada do edifício é baseada em scripts usando um software paramétrico, com painéis triangulares emparelhados envolvendo para criar a superfície curva da torre. As caixas com as quais os cabos funcionam dentro possuem aberturas rotativas integradas e controladas por software para ventilação natural e ar condicionado, enquanto o revestimento de vidro de alto desempenho bloqueia o ganho térmico excessivo.

Hall de entrada e observação. Cortesia de RB Systems

Uma das partes mais distintivas do projeto é a marquise flutuante na entrada do edifício. Isso contribui para a condição geral "futurista" do projeto, enfatizada nas visualizações dos espaços lisos e brancos do lobby de entrada e do deck de observação. O mobiliário do edifício também foi projetado para se encaixar perfeitamente como parte da abordagem de design integrado da torre. Os espaços possuem mesas ergonômicas e transformáveis e assentos para atender às necessidades do usuário.

Mobiliário Ergonômico. Cortesia de RB Systems

O projeto cria espaços futuristas que começam a questionar temas atuais em arquitetura. Através de um projeto inovador, oferece uma solução para criar pequenas projeções de construção, ao mesmo tempo que acomoda uma população em crescimento.

Notícia via: RB Systems.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Shen, Yiling. "Nova tipologia da torre usa cabos de aço para se estruturar" [New Tower Typology Uses Steel Cables to Wrap Itself Together] 12 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890573/nova-tipologia-da-torre-usa-cabos-de-aco-para-se-estruturar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.