III CICAU 2018: Terceiro Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo

O Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (CICAU) tem como proposta ser uma instância de reflexão e intercâmbio destinada a estudantes, docentes e formados em Arquitetura e Urbanismo e carreiras afins, onde se busca focalizar, interpretar, analisar e debater os problemas atuais e nossas cidades a partir da iniciação científica e a pesquisa acadêmica - prática essa que carece atenção na formação de um estudante de arquitetura e urbanismo. Por isso, acreditamos que se deve reforçar a importância da pesquisa e do estudante como protagonista para uma melhor formação como arquiteto e urbanista.

O CICAU surge inspirado nos exemplos bem desenvolvidos dos encontros regionais e nacionais brasileiros da FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura), na tentativa de gerar um intercâmbio de informações entre os estudantes, saber como é a produção científica em cada país, bem como suas particularidades, modos de viver e enfrentamento dos problemas arquitetônicos e urbanos.

A primeira edição do CICAU organizado pela CoLEA foi no Brasil, durante o Encontro Latinoamericano de Estudantes de Arquitetura (ELEA) de 2005, na cidade de São Luis do Maranhão. Após 8 edições do CICAU no formato de Concurso dentro dos Encontros de Estudantes de Arquitetura, se manifestou a iniciativa de realizar esse projeto no formato Congresso, para ter mais conteúdo e maior duração.

A primeira edição do CICAU no formato Congresso foi em Montevidéu (Uruguai), sob o tema "Habitar a Origem", e sua segunda edição foi em Assunção (Paraguai), sob o tema "Origem e Patrimônio". Caminhando para a terceira edição, a sede é San Juan (Argentina), para que nos perguntemos sobre o sentido de sustentabilidade, com a perspectiva de compreender se, a partir de nossa origem como latino-americanos, existe a possibilidade de entender que os opostos também podem construir.

ORIGEM E SUSTENTABILIDADE / DINERGIA

Na sociedade atual, estão se produzindo mudanças importantes, tanto na escala global como na local. Ressalta a intensidade com que a sociedade é capaz de transformar o território buscando objetivos nem sempre louváveis, em que os interesses econômicos parecem justificar o injustificável. O enorme crescimento demográfico da segunda metade do século XX, as reservas limitadas de recurso, principalmente energéticos, e as exigências do capitalismo global nos conduzem a um certo pessimismo do qual é difícil sair.

Vivemos em um mundo em mudança que está em crise. Uma situação causada em parte por processos naturais catastróficos e, de modo geral, pela ação humana, impulsionada principalmente pelos interesses dos países desenvolvidos. Um cenário que alimenta todos os tipos de construção coletiva em termos de consciência e conhecimento, buscando uma orientação para novos modos e mudanças de paradigmas.

A complexidade do problema também desencadeia uma grande quantidade de estudos, trabalhos, verificação de hipóteses de disciplinas complementares para contribuir com a busca global de soluções; e deveria suscitar, na mesma medida, políticas de planejamento que permitissem avançar no quadro de prevenção e não tanto na correção, como sucede atualmente, especialmente quando a opinião pública é cada vez mais informada e sensibilizada.

Talvez, devido a tudo isso, o grande desafio é integrar o debate científico convocado a partir da Arquitetura e Urbanismo, mas aberto a outras disciplinas com as medidas para a transformação da ordem política e econômica mundial. Essa mudança esperada no modelo econômico, para um crescimento holístico e sustentável, seria viável em uma sociedade que considere os custos físicos de reabastecimento do patrimônio natural para promover o uso de energias renováveis e reciclagem de materiais , e que também privilegie os modos de comportamento mais cooperativos e solidários, favorecendo novamente a diversidade de assuntamentos e as formas de vida sobre a face da Terra.

Quer saber mais sobre a temática do Congresso? Acesse o site e leia a temática na íntegra!

CONTEÚDO

- 4 Conferências magistrais;
- 5 Oficinas propostas por estudantes, docentes e formados;
- 45 Conversatórios (exposição de trabalhos);
- Espaço para exibição de curta-metragens;
- Expo CICAU, com os trabalhos dos expositores.

Para participar como expositor nos Conversatórios, a Comissão CICAU recebe artigos até dia 19/03/2018. Envie seu artigo para comisioncicau@gmail.com e participe!

INSCRIÇÕES

Como o evento é feito de estudantes para estudantes, por uma organização sem fins lucrativos, o custo da inscrição é para cobrir os gastos das atividades. O custo da inscrição é de aproximadamente 14 dólares, com a possibilidade de redução com ajuda de instituições públicas e privadas.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "III CICAU 2018: Terceiro Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo" 12 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890553/iii-cicau-2018-terceiro-congresso-de-iniciacao-cientifica-em-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.