Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"

Balkrishna Doshi named 2018 Pritzker Prize Laureate. Cortesia de VSF

Na quarta-feira, o mundo conheceu o mais novo laureado do Prêmio Pritzker: Balkrishna Doshi, o primeiro arquiteto indiano a receber a maior honra da arquitetura. O júri afirmou que "com uma compreensão e apreciação das tradições profundas da arquitetura da Índia, Doshi uniu prefabricação e conhecimentos locais, desenvolvendo um vocabulário em harmonia com a história, cultura, tradições locais e os tempos de mudança de seu país de origem".

Enquanto os arquitetos na Índia estão alegres comemorando a escolha, Anupama Kundoo, professor da IE School of Architecture and Design, compartilhou seus pensamentos sobre o Prêmio Pritzker de Doshi. "É oportuno reconhecer uma compreensão holística do papel do arquiteto, onde o projeto do ambiente construído é visto como intervenções sensíveis que mantem a escala humana na paisagem construída pelo homem", afirmou Kundoo.

Le Corbusier and Balkrishna Doshi. Cortesia de Balkrishna Doshi

Estamos muito felizes em saber que Balkrishna Doshi foi escolhida como o Pritzker deste ano. Os valores atemporais que ele representa pessoalmente e profissionalmente são exatamente o que precisa ser mundialmente reconhecido como melhor prática arquitetônica.

Numa altura em que a arquitetura está sendo reduzida a formas de construção sedutoras e fachadas fotogênicas que são lançadas ao ar em panoramas diversos, independentemente do contexto cultural ou climático local complexo, onde renderizações computacionais simplificadas em excesso e muitas vezes formas frívolas estão se tornando o padrão, espero que a decisão do comitê Pritzker reflita a capacidade real da arquitetura em facilitar e criar ambientes centrados na sociedade humana.

Life Insurance Corporation Housing / Balkrishna Doshi. Cortesia de VSF

É oportuno reconhecer uma compreensão holística do papel do arquiteto, onde o projeto do ambiente construído é visto como intervenções sensíveis que mantém a escala humana na paisagem construída pelo homem, apesar dos avanços tecnológicos, de modo que as soluções de infraestrutura industrial e de escala mecânica não sobreponham nossas vidas diárias, ao custo do bairro e da comunidade, levando à segregação social, solidão e experiências insalubres do dia a dia.

O conjunto de obras de Doshi mostra que os edifícios contemporâneos proeminentes podem ser expressões de valores culturais mais profundos de um coletivo, que a arquitetura é a síntese de muitas preocupações complexas e, acima de tudo, um pano de fundo para a vida, onde o arquiteto está à serviço da sociedade

Amdavad ni Gufa, Ahmedabad. Image © Laurian Ghinitoiu

Como educador e fundador da CEPT, Doshi inspirou gerações de estudantes para além da instituição, tendo sempre recebido os alunos e os arquitetos praticantes de todo o mundo para compartilhar experiências, colaborar e se envolver na discussão da arquitetura, assim como a nível pessoal, com sua casa aberta igualmente a todos. Apesar de seu sucesso e fama, ele sempre foi acessível e inclusivo, e tratou as pessoas, independentemente da idade e experiência, como pares.

Balkrishna V. Doshi com estudantes na Escola de Arquitetura, CEPT , Ahmedabad, c . 1970s. Image via India: Modern Architectures in History by Peter Scriver, Amit Srivastava

Ele pode ser o arquiteto mais idoso a ter sido homenageado com o prêmio Pritzker, mas seu espírito provavelmente é o mais jovem. Aqueles que interagiram com ele concordarão que sua juventude, curiosidade e abertura são inspiradoras. Enquanto os arquitetos que me rodeiam na Índia estão regozijando-se e comemorando o prêmio e a atenção dos valores universais que eles vêem nele; fico feliz que a comunidade global também aproveite para descobrir mais sobre seu trabalho e legado, e talvez repensar a direção da arquitetura contemporânea.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Kundoo, Anupama. "Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"" [Pritzker Prize-Winner Balkrishna Doshi Reminds Us That "The Architect Is at the Service of Human Society"] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890460/balkrishna-doshi-vencedor-do-pritzker-nos-lembra-que-o-arquiteto-deve-estar-a-servico-da-sociedade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.