Escola em Gana / Alberto Figueroa

Escola em Gana / Alberto Figueroa - Mais Imagens+ 8

Abetenim, Gana
  • Arquitetos: Alberto Figueroa; Alberto Figueroa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  113
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alberto Figueroa
  • ONG: NKA FOUNDATION
  • Colaboradores Voluntários: Francesca De Lorenzi, Miguel Lana, Maria Luisa Caamaño, Jaufret Barrot, Eduardo Mora, Laura Benito, Elena Álvarez, Elio Martinez, Laura Cabeza, Elena Vecino, Clara Ordovas, Nieves Martín, Marisa Ruiz, Luis Plana, Eduardo Martin, Javier Temprano, Cayetana Molla y Damien Pinto
  • Cidade: Abetenim
  • País: Gana
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Alberto Figueroa

"Escola em Gana" é resultado do concurso internacional "4th Earth Architecture Competition" organizado por NKA Foundation com o objetivo de desenvolver um protótipo de sala que fará parte de um centro de educação secundária em Abetenim, na região de Ashanti, Gana.

Cortesía de Alberto Figueroa

O objetivo deste projeto foi criar um edifício com materiais e sistemas de construção locais, que permitissem envolver a mão de obra local fomentando a economia local, assim como voluntários internacionais, em sua maioria estudantes e recém graduados em arquitetura, que poderiam ganhar experiência em sistemas construtivos sustentáveis como terra batida.

Cortesía de Alberto Figueroa

O projeto foi redesenhado diretamente no local para poder adaptar-se ao lugar e criar uma conexão com a cultura autóctone da região. Por isso, consiste em um edifício isolado dotado com uma sala de aula e um espaço de antessala que servirá como área de estudo e armazenamento.

Cortesía de Alberto Figueroa

A orientação e geometria do edifício foi escolhida para minimizar a exposição direta ao sol e maximizar a iluminação indireta, reduzindo a dependência de iluminação elétrica e o custo de manutenção que ela implica. A forma da cobertura tem uma função dupla, recolher as águas pluviais (água da chuva) para poder reutiliza-la em futuros banheiros e promover a melhor acústica possível para os estudantes.

Diagramas

O sistema construtivo é formado por dois tipos. Em sua base, por terra batida. Este sistema permite a utilização do material local, terra argilosa, que, uma vez misturada com cimento e a correta proporção de água, permite erguer paredes com uma resistência equiparável à do concreto. Na parte superior, utilizamos uma estrutura de madeira com pilares e vigas que nos permitem envolver o edifício com peças de madeira pintada, as quais permitem a ventilação cruzada, a iluminação indireta e a conexão visual com o entorno.

Cortesía de Alberto Figueroa

As cores e formas geométricas da fachada do edifício fazem referência ao tecido do local, chamado Kente. O Kente é considerado uma expressão da história e cultura de Gana, uma peça têxtil fabricada em um tear manual que fica reservado para ocasiões especiais como casamentos, funerais ou reuniões. A combinação das cores e padrões é uma linguagem que transmite uma mensagem que varia desde sentimentos de amor ou admiração até a representação de um título ou cargo.

Cortesía de Alberto Figueroa

O projeto foi documentado em forma de vídeo para ajudar futuros diretores de projetos, ONGs e voluntários a conhecerem o processo de construção, aprender com as decisões que tomamos, assim como educar aqueles estudantes que não puderam fazer parte da construção.

Cortesía de Alberto Figueroa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Abetenim, Gana

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Gana / Alberto Figueroa" [Escuela en Ghana / Alberto Figueroa] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890274/escola-em-gana-alberto-figueroa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.