Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação

Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação

Atualmente nos encontramos em um período de profunda transformação produtiva, social e de valores. Na arquitetura, além do avanço dos sistemas de representação arquitetônica e da evolução dos tipos construtivos, manifesta-se cada vez mais a necessidade de uma renovação profunda da teoria e da crítica. Este livro apresenta uma refundamentação teórico-prática da arquitetura a partir da vinculação explícita de três eixos instrumentais ligados a ela: os diagramas, as experiências e as ações.

© Editora GG
© Editora GG

Por meio da exploração de conceitos, ferramentas e casos práticos emblemáticos, Josep Maria Montaner disseca, de um lado, o caráter abstrato das criações arquitetônicas que vêm sendo projetadas por meio dos diagramas, e de outro, a complexidade das experiências vivenciais e a intencionalidade das ações coletivas e criativas que buscam uma intervenção mais ativa e ética sobre a realidade. Um estudo que aproxima a arquitetura e o urbanismo da filosofia, da sociologia, da antropologia e da geografia, obrigando-os a sair dos limites de sua própria abstração e, finalmente, abrindo espaço para a experiência como contraponto ao despotismo da razão e do olhar único.

© Editora GG
© Editora GG

O AUTOR

Josep Maria Montaner (1954) é doutor em arquitetura e professor catedrático do Departamento de Composição Arquitetônica da Escola Tècnica Superior d’Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC). Já foi professor convidado em diversas universidades da Europa, América e Ásia e é autor de inúmeros artigos e publicações, como Sistemas arquitetônicos contemporâneos (2015), A modernidade superada (2011), Arquitetura e política (2014, com Zaida Muxí), Arquitetura e crítica (2014) e Do diagrama às experiências (2017), também publicados pela Editora Gustavo Gili. Colaborador habitual de revistas de arquitetura e do jornal espanhol El País, em junho de 2015 foi nomeado conselheiro de habitação e conselheiro distrital de Sant Martí na Prefeitura de Barcelona.

  • ISBN

    9788584520862
  • Título

    Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação
  • Autor

    Josep Maria Montaner
  • Editor

    Gustavo Gili
  • Ano da Publicação

    2017
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    Portuguese Brazilian

Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação

Cita: "Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação" 05 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890101/do-diagrama-as-experiencias-rumo-a-uma-arquitetura-de-acao-em-portuguese-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.