Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes

Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 6 de 25Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 2 de 25Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 7 de 25Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 3 de 25Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Oeco architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1776
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kévin Dolmaire
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Holcim, Knauf, Technal
  • Engenharia: TPFI

  • Cidade: Cabestany
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 4 de 25
© Kévin Dolmaire

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Espaço Guy Môquet é um equipamento misto que reúne um centro de lazer, um salão de festas e um alojamento coletivo. A ambição do projeto é atrair os jovens para esse novo espaço criado para eles. O projeto, localizado na entrada da cidade, é notado como um elemento maciço e atraente graças a sua forma e seus materiais. A compacidade e a implantação do volume proporcional grandes espaços ao ar livre. O projeto é um pivô de diversas geometrias, com diferentes fachadas de concreto, um edifício projetado para ser atravessado. Sua escala se reduz graças à incrustação do volume no solo e à disposição de seu programa interno, visível a partir de seu átrio central. Os meios níveis conectam os espaços e criam volumes generosos e contínuos.

Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 12 de 25
© Kévin Dolmaire
Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 23 de 25
Implantação
Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 11 de 25
© Kévin Dolmaire

Uma escada externa e terraços dão acesso independente a todos os pavimentos superiores, oferecendo aos usuários a liberdade de uso. Implantado nos três pavimentos inferiores, o Espaço Juvenil se define como um espaço aberto, que pode ser dividido caso necessário. Está organizado ao redor de um átrio, o coração do equipamento, sobre o qual se abrem todos os espaços. O salão de baile está conectado ao Espaço Juvenil junto ao átrio, mas também pode ser acessado através da escada e do terraço. O Alojamento Coletivo encontra-se no pavimento superior e no último, e se beneficia do terraço da cobertura com a vista da paisagem circundante e o pôr-do-sol.

Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 8 de 25
© Kévin Dolmaire
Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 25 de 25
Corte
Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 6 de 25
© Kévin Dolmaire

As fachadas do edifício foram construídas com um único material, o concreto. A sofisticação do material é proporcionada por um tratamento duplo, segundo as fachadas do projeto: as aberturas foram feitas em concreto liso, e a fachada do primeiro plano foi feita com concreto moldado em uma matriz vertical. O tratamento das fachadas se adapta a cada orientação. Algumas fachadas são, portanto, permeáveis e estão protegidas por brises os balanços da laje, e outras são mais opacas, dependendo das orientações e dos ventos. O projeto forma um todo homogêneo, graças ao tratamento da superfície em concreto moldado seguindo o ritmo dos brises verticais.

Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes - Imagem 10 de 25
© Kévin Dolmaire

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cabestany, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Espaço Guy Môquet / Oeco architectes" [Space Guy Môquet Cultural Center / Oeco architectes] 26 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890070/espaco-guy-moquet-oeco-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.