Residência UP26 UBIKO / Viraje arquitectura

Residência UP26 UBIKO / Viraje arquitectura - Mais Imagens+ 13

Palma, Espanha
  • Arquitetos: Viraje arquitectura; Viraje arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  366
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:German Cabo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JUNG, Keraben, Solahart
© German Cabo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza em uma urbanização de Mallorca, muito próximo ao mar. Trata-se de uma parcela alongada onde a parte posterior foi respeitada para conservar a vegetação pré-existente. 

Planta - Térreo

O acesso ao terreno é feito por meio da lateral do mesmo gerando, durante o percurso até a entrada principal, um pequeno caminho onde a edificação e a piscina remetem à típica paisagem da região, com vegetação e materiais nativos. Finalizando, junto a porta, há um pequeno açude pelo qual escorre a cascata através de um muro de pedra da região.

© German Cabo

A moradia é composta por três volumes contíguos, cujo núcleo de união conforma um vazio que resolve a circulação vertical. No térreo, encontramos por um lado a garagem e um dormitório de convidados juntamente com um banheiro comum. Separados deles por meio de pátios está a cozinha e a lavanderia vinculados a sala. No primeiro pavimento encontramos quatro dormitórios e dois banheiros, conectados visualmente com o térreo através de um pé-direito duplo. 

© German Cabo

A relação do espaço exterior com o interior é constante em cada ponto da moradia. Essa relação é produzida através de pátios com uma abundante vegetação e uma conexão direta da área diurna com a piscina. 

Planta - Superior
© German Cabo

As moradias UBIKO estão formadas por painéis de concreto pré-fabricado, de modo que as fachadas conformam a estrutura dos volumes. Sua execução organizada permitiu a completa construção da moradia em um período de aproximadamente quatro meses. Essas condições de controle de produção e economia de tempo supõem uma economia energética e de geração de resíduos muito acima da construção de uma moradia tradicional de mesmas dimensões e características. 

© German Cabo

A moradia conforma, desse modo, um modelo sustentável com uma arquitetura primorosa e uma coerência com as necessidades energéticas atuais e com o meio ambiente. 

© German Cabo
Corte
© German Cabo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência UP26 UBIKO / Viraje arquitectura" [UP26 Vivienda UBIKO / Viraje arquitectura] 07 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889964/residencia-up26-ubiko-viraje-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.