Casa Pescadores / Ines Brandão Arquitectura

Casa Pescadores / Ines Brandão Arquitectura - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos: Ines Brandão Arquitectura; Ines Brandão Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  204
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ines Brandão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AAM, Ikea, Onduline, Revigres, Réponse, Sanindusa, Sanitana, Secil, Sonae Industria, VELUX Commercial
  • Construtor: Horizonte as Riscas
  • Carpintaria: Joaquim Crespo
  • Arquitetos Líderes: Ines Brandão
  • Equipe: Ines Brandão, Henrieta Selcova, João Aires Neves
  • Cidade: Trafaria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Ines Brandao

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto tinha como desafio a reabilitação de uma habitação unifamiliar, situada no centro da Trafaria – uma vila piscatória da margem esquerda do Rio Tejo, defronte da cidade de Lisboa.

Ao visitarmos o local deparamo-nos com um edifício em plena ruína – uma antiga casa de pescadores. Caminhamos um pouco pelas ruas da envolvente e acabamos por ser abordados por uma senhora que outrora terá habitado o piso superior da casa principal e que nos contou como era viver naquele sitio.

Cortesia de Ines Brandão Arquitectura

Começou por ser uma surpresa perceber que aquele pequeno edifício era dividido em duas habitações diferentes – uma no piso 0 e outra no piso 1 (constituído por águas furtadas, com um pé direito máximo de 2m), sem quaisquer infraestruturas.

A construção era bastante pobre, feita com os materiais que estavam à mão – areia, lama, pedras, conchas, pequenos pedaços de cerâmica, madeira, etc.

© Ines Brandao

Ao longo do séc. XX foram sendo construídos silos e outros equipamentos industriais e as típicas casas de pescadores começaram a ser substituídas por construções de caráter ilegal, condenando a pequena vila à degradação urbana.

Tendo este cenário presente, pareceu-nos óbvio que deveríamos contrariar este historial. Para nós, seria essencial preservar a traça original deste edifício, adaptando-o às necessidades dos atuais proprietários – uma jovem família, constituída por um português natural desta zona, uma francesa e um filho bebê.

© Ines Brandao
Planta - Térreo
© Ines Brandao

O objetivo dos clientes era conseguir uma casa multifuncional – uma casa de férias e para aluguer de curta duração no presente e uma habitação onde gostariam de viver no futuro.

A pré-existência era constituída pela casa principal, descrita anteriormente, por uma garagem e um anexo.

© Ines Brandao

Era essencial criar um espaço luminoso que se relacionasse com o exterior… Com a ampliação dos vãos existentes – passando de simples janelas a portas – tentamos quebrar todas as barreiras previamente existentes.

© Ines Brandao

O piso térreo do edifício principal foi desenhado de forma a ficar livre de obstáculos, com espaços amplos, ligados entre si, tendo como elementos chave, a zona de estar/refeições e cozinha, separados apenas pelo volume que constitui as escadas.

A entrada da habitação deverá ser feita por um novo volume, entre o edifício principal e a antiga garagem.

O espaço da antiga garagem deverá dar lugar a uma suíte, com um caráter mais independente.

Corte

Com o intuito de criar dois quartos e uma instalação sanitária no piso 1, a cobertura foi repensada, sendo uma vertente do telhado mantida com o seu desenho original, e a outra redesenhada, com uma inclinação de 20º, permitindo a criação de uma grande vão, de forma a garantir uma melhor habitabilidade dos espaços.

© Ines Brandao

Foi, ainda, construído um novo volume, para arrumo de bicicletas, lenha, etc, que incorpora uma zona de barbecue, um duche exterior e um banco – surgindo como uma espécie de escultura, que para além do seu o caráter funcional, tem ainda o objetivo de reorganizar o espaço exterior, separando o espaço de estacionamento da zona de jardim.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pescadores / Ines Brandão Arquitectura" [Fisherman's House / Ines Brandão Arquitectura] 05 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889847/casa-pescadores-ines-brandao-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.