Residência SEKIZ / Di Frenna Arquitectos

Residência SEKIZ / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Di Frenna Arquitectos; Di Frenna Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aalcon, Cemex, Modul Studio
© Felipe Reyes De La Madrid

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Sekiz é um projeto desenhado pensando nas condições climáticas da cidade de Colima, essas condições fazem com que as paredes interiores e exteriores requeressem uma manutenção constante. Foram propostos materiais em seu estado natural, evitando o máximo possível o uso de revestimentos.

O pátio interior rodeado por janelas de correr gera um microclima dentro da residência, a iluminação natural e suas ventilações fazem desse espaço o ponto central da casa, gerando um ambiente acolhedor e privado.

O eixo principal do nosso desenho é um jogo de volumes que se intercalam entre si e que junto com grandes janelas convidam tanto o olhar para a residência, como a observação desde dentro do projeto, trazendo a sensação de fazer parte da natureza já que todos os espaços possuem orientação norte; desde o terraço do térreo até os dormitórios no pavimento superior, todos possuem uma vista invejável do campo de Golf e do majestoso vulcão de Colima. 

© Felipe Reyes De La Madrid
Planta - Inferior
© Felipe Reyes De La Madrid

A fachada principal, mesmo possuindo orientação sul, não teve seu desenho descuidado. Em meio a grandes monolíticos de concreto e persianas verticais de aço surgem cortinas para os raios do sol, gerando iluminação mas também um jogo de sombras. Entre esses volumes aprecia-se uma árvore que rompe por completo o monótono concreto e aço.

Construiu-se com um sistema misto de concreto e estrutura metália, sistema que permitiu a criação de cantos totalmente abertos sem apoios; com a ideia de integrar os espaços exteriores aos interiores. Todo o sistema estrutural da residência fica completamente aparente, assim vemos como funcionam e trabalham todos os elementos estruturais da casa. 

© Felipe Reyes De La Madrid

A residência se desenvolve em dois níveis, no térreo a cozinha com sua grande bancada integra-se ao salão familiar e ao terraço, esse espaço se separa da sala por meio de um muro de concreto de altura dupla, que assume uma dupla função, na lateral do salão familiar é um muro divisório e na lateral da sala ergue-se como uma tela cinza que termina em um teto de madeira. A sala encontra-se dividida por uma escada de madeira que separa em diagonal a janela do pátio interior. No pavimento superior está o dormitório principal que é dividido, por meio de uma ponte, dos dois outros dormitórios. Nesse quarto, desde a cabeceira da cama, é possível apreciar o vulcão de Colima. Ele também possui saída a um terraço onde, pelas noites, é possível desfrutar de um espaço de convivência, já que o segundo dormitório também tem acesso a esse terraço.

© Felipe Reyes De La Madrid

O terceiro quarto, por ter orientação sul, foi desenhado com uma grande janela para que desde sua cabeceira seja possível ter a vista da árvore no pátio interior, gerando ventilação e iluminação natural, sem sacrificar a privacidade.
Por fim, a residência Sekiz assumiu a forma de um grande conjunto de dados de concreto que permite ver o seu interior, sua estrutura e seus detalhes desde certos ângulos, conferindo a sensação de que seus volumes, mesmo fortes, parecem frágeis pela ausência de muros e pela utilização de estrutura de madeira. 

© Felipe Reyes De La Madrid

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SEKIZ / Di Frenna Arquitectos" [Casa SEKIZ / Di Frenna Arquitectos] 03 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889821/residencia-sekiz-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.