Ágora-Bogotá / Estudio Herreros + Bermúdez Arquitectos

Ágora-Bogotá / Estudio Herreros + Bermúdez Arquitectos  - Mais Imagens+ 19

  • Autores Do Projeto: Juan Herreros, Daniel Bermúdez, Jens Richter
  • Diretores: Ramón Bermúdez, Gonzalo Rivas, Stan Van der Maas
  • Equipe: Carmen Antón (eH), Juan Carlos Ardila , David Barbosa, Jaime Barrera , Julián Beltrán, Camilo Brito, David Caballero, Laura Dorado, María Franco, Raúl García, David Gómez, Airam González, Iván Guerrero, Andrés Gutiérrez, Sergio Jiménez, Víctor Lacima, Juan Fernando Martínez, Margarita Martínez, Ana María Noriega, Juan Camilo Ortegón, Mª Ángeles Peñalver, Abraham Piñate, Juan Reyes, María Ríus, Alberto Roa, Luis Ángel Rivera, Esteban Salcedo, Beatriz Salinas, Paula Sopó, Martha Sosa Dias, Catalina Venegas
  • Projeto Estrutural : Consorcio PyP (A. Palomino, C. Palomino), CNI (N. Parra), BAC ECG (L. Moya, X. Aguiló, C. Gastelbondo).
  • Sustentabilidade: (J. Ramírez, S. Varón), ARUP (R. Rodríguez).. MODELACION ENERGETICA: SES (T. Uribe).
  • Fachadas: ARUP (I. Fernández Solla).
  • Identidade: OAC (N. Chaves y J. Gallego).
  • Projeto De Iluminação: ALS (A. Aman, M. Juarrero), MTS (M. T. Sierra, J. Laverde).
  • Acústica: ADT (D. Duplat), AKUSTIKS (J. Soler, C. Blair, S. Brandt).
  • Audiovisual: AKUSTIKS (J. Soler, S. Brandt).
  • Paisagismo: D. Wiesner.
  • Silvicultura: E. Bermúdez.
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Courtesy of Corferias S.A.

ÁGORA-BOGOTÁ não se conforma em ser um mero centro de convenções utilizado por visitantes esporádicos que apenas tem contato com a cidade, mas pretende elevar-se à categoria de edifício público incorporado ao imaginário de todos os cidadãos. Para tanto, os esforços do projeto foram concentrados, por um lado, em atender exigências coletivas e, por outro, exigências específicas. Entre as primeiras encontra-se a necessidade de oferecer uma imagem capaz de representar as aspirações de uma sociedade em transformação e a de convocar uma sensibilidade em relação ao meio ambiente que insira o edifício nas preocupações do presente. As segundas se concentram em aspectos práticos, como criar um sistema de circulação facilmente compreensível, uma distribuição invisível porém hierarquizada que é em si mesma o esquema logístico do edifício e, por fim, uma flexibilidade que aceite a formatação de espaços muito diversos. Para isso foram adotadas duas novas decisões: a de organizar o sistema logístico em torno de 4 grandes núcleos verticais de circulação, serviços e áreas técnicas que a partir das esquinas atendem e fazem possível a presença de diversos programas, além de eliminar os pisos inclinados nos auditórios e seu mobiliário fixo usual para poder descrever ÁGORA-BOGOTÁ como um local de encontros e atividades tão diversas quanto a imaginação de seus programadores.

© Enrique Guzmán

A escala do complexo e a riqueza de seus percursos internos permitem concebe-lo como um fragmento da cidade encapsulado. Neste conceito, um saguão monumental coberto recebe aos usuários e da acesso à grande entrada que funciona como uma praça principal rodeada por uma série de lugares de reunião conformando uma marca na planta do edifício cujas dimensões coincidem com as dos quarteirões do centro histórico, que remontam da época de fundação da cidade. A sequência saguão-entrada é o início de uma distribuição em espiral ascendente marcada por uma série de praças que, na verdade, são mirantes direcionados aos quatro pontos que conformam a cidade - os Cerros, o centro histórico, a savana e os novos empreendimentos em direção ao aeroporto. A partir desses observatórios privilegiados, o edifício se transforma em um dispositivo para contemplar e compreender a cidade e sua geografia.

Diagrama do Programa

Em termos de construção e tecnologias empregadas, foi marcante o esforço em alcançar uma confluência holística entre os sistemas estruturais, as instalações e os sistemas construtivos em um conjunto unitário. A confluência dos três elementos técnicos mencionados se materializa em uma série de espaços diáfanos com um avançado sistema de climatização passiva que dispensa todo maquinário de ar condicionado em favor da ventilação natural que aproveita o clima local criando uma feliz simbiose do edifício com o ecossistema que habita. Os materiais utilizados foram guiados pela sobriedade e revelam com clareza o funcionamento do edifício, cedendo todo o protagonismo ao espaço que se entrega aos usuários, seus verdadeiros atores principais. 

© Enrique Guzmán
Planta Térreo-
© Enrique Guzmán
Planta

A fachada é, sem dúvida, a peça chave deste conjunto técnico. Construída por peças de grandes dimensões que incorporam uma subestrutura, os vidros de diferentes tamanhos e os brises regulados eletronicamente que abrem espaço para o ar externo, ela se comporta como uma pele sensível de resposta variável que reage às condições oscilantes de temperatura, insolação e umidade do clima de Bogotá. A fachada é, por fim, a expressão na cidade da complexidade com a qual opera a arquitetura e a simplicidade que deve devolver como resposta.

© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Bogota, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ágora-Bogotá / Estudio Herreros + Bermúdez Arquitectos " [Ágora-Bogotá / Estudio Herreros + Bermúdez Arquitectos ] 05 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889667/agora-bogota-estudio-herreros-plus-consorcio-bermudez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.