Cartagena corre risco de sair da lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco

A construção de um complexo habitacional de quatro torres a poucos metros do centro histórico da cidade ameaça a permanência de Cartagena (Colômbia) na lista de patrimônio histórico e cultural da humanidade da Unesco. A comunidade está na expectativa do pronunciamento judicial sobre o caso Aquarela, nome do projeto multifamiliar de moradias de interesse social (VIS).

Segundo pronunciamentos do Conselho Gremial de Bolívar — entidade responsável pela aprovação de construções na cidade — a situação é delicada visto o grande avanço da construção, que pode complicar as decisões. Sendo um dos principais destinos turísticos latino-americanos, é inexplicável a falta de atenção por parte de entidades nacionais e territoriais que não atuaram segundo os princípios de planejamento da Constituição Colombiana.

© Laslovarga, bajo licencia CC BY-SA 4.0. ImageCentro histórico de Cartagena

Em relação a isso, o Conselho Gremial pronunciou-se instando o Juiz Décimo Administrativo de Cartagena a "tomar medidas além das solicitadas para efetivar a tutela do direito transgredido".

Esse pronunciamento foi feito após dia 29 de janeiro, quando o representante de Cartagena, William Jesús Matson Ospino afirmou que esse tribunal "ditou uma medida cautelar que ordena a suspensão provisória dos atos administrativos que amparam a construção do projeto Aquarela", segundo informou a Caracol Radio.

A desatenção por parte das entidades converte-se em uma das principais debilidades das autoridades na cidade de Cartagena, causando a perda de alguns bens de interesse histórico e debilitando a proteção patrimonial que desperta o interesse de empresários e compradores no âmbito da construção no centro histórico da cidade.

© Reg Natarajan [Flickr], bajo licencia CC BY 2.0. ImageCartagena de Indias, Colombia

Entretanto, a prefeitura de Cartagena, através do Instituto de Patrimônio e Cultura IPCC, comunicou as datas do primeiro semestre de revisão de projetos do comité técnico de Patrimônio Histórico e Cultural nesse 2018. Levando em conta que em 2017 o comitê reuniu-se em 23 ocasiões para a revisão de 151 projetos dos quais 40 obtiveram conceito favorável e 111 conceito desfavorável.

A consideração do Conselho Gremial solicitou ao Ministério de Cultura que trabalhasse com diferentes entidades distritais de tal forma que finalize a apresentação e aprove o plano de gestão especial do patrimônio PEMP, através do qual se estabelecem as ações necessárias com o objetivo de garantir proteção, que esclareceriam as normas e evitariam situações similares no futuro. 

Outras situações similares surgiram junto com o caso Aquarela que colocam em estado de avaliação a cidade de Cartagena e o modelo de moradia (VIS). A avaliação de 16 edificações a ponto de colapsar, erguidas pela Construtora Quiroz, feita pela Fiscalização Geral da Nação solicitou a audiência de "medidas de proteção" para os residentes de tais edificações que também deverão ser indenizados.

A situação que vive Cartagena abre um grande debate sobre a responsabilidade social de tais entidades encarregadas de zelar pelo cumprimento das normativas de construção e que talvez pode ser transgredida. Até o momento ainda se espera qual será o próximo passo que determinará a demolição de tal edificação no centro histórico de Cartagena das Índias.

Via Caracol Radio, Conselho Gremial de Bolívar.

Sobre este autor
Cita: Yamid Rivera. "Cartagena corre risco de sair da lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco" [Cartagena arriesga salir del listado de Patrimonio de la Humanidad de Unesco] 04 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889664/cartagena-corre-risco-de-sair-da-lista-de-patrimonio-da-humanidade-da-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.