O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção
© Pixelaw
© Pixelaw

O uso do bambu na construção ainda não é generalizado. Esta é a razão pela qual Eleena Jamil propõe o uso deste material sustentável em diferentes configurações, resultando em uma estrutura resistente, leve e permeável.

Este projeto, um pavilhão urbano na Malásia, construído principalmente com anéis circulares de bambu, explora as diferentes possibilidades do material linear com uma variedade de medidas e tipos de junções.

Da equipe de projeto: Um pavilhão feito de anéis de bambu foi projetado e construído em colaboração com a UNHabitat para o Fórum Urbano Mundial 2018, que a cidade de Kuala Lumpur hospedou de 7 a 13 de fevereiro de 2018. Situado em uma praça aberta e tranquila próxima ao Rio Klang, em uma das partes mais antigas da cidade, a estrutura de bambu pretende aumentar a conscientização sobre o material sustentável nas estruturas de construção. Apesar da crescente popularidade do material local, seu uso na construção ainda não é generalizado.

© Pixelaw
© Pixelaw
© Pixelaw
© Pixelaw

Nosso projeto é composto por quatro paredes de bambu que encerram um espaço de 4 metros por 4 metros de planta. As paredes são cobertas com anéis de 100 mm de comprimento cortadas de colmos de bambu que sobraram de projetos anteriores. Painéis coloridos semi-translúcidos, aludindo às cores das metas de sustentabilidade da ONU, cobrem alguns dos anéis de bambu de forma aleatória. Os painéis coloridos emitem alguma luz e, como janelas coloridas, iluminam o espaço interno com um interessante jogo de cores. Uma abertura central na cobertura cria um pátio no centro, onde uma planta de bambu é colocada.

© Pixelaw
© Pixelaw
© Pixelaw
© Pixelaw

O pavilhão de bambu também é conhecido como "Cérebros urbanos", onde atuará como uma incubadora de ideias para projetos urbanos sustentáveis. Os visitantes são encorajados a expressarem suas visões para uma cidade melhor, escrevendo-os sobre os anéis coloridos de bambu. No final do fórum, o pavilhão - completamente preenchido com as propostas das pessoas - será movido para diferentes partes da cidade.

Perspectiva Axonométrica
Perspectiva Axonométrica

Banquetas de bambu projetadas a partir de colmos curtos ligados com cordas de rattan são colocados dentro e fora do pavilhão, permitindo que os visitantes se sentem, aproveitem o espaço e participem de programas organizados pela UNHabitat.

Planta de Cobertura / Corte
Planta de Cobertura / Corte

Arquiteta: Eleena Jamil Architect
Colaboradores: UNHabitat (representada por Carmelo Ignaccolo e Anastasia Ignatova)
Equipe Eleena Jamil Architect: Yusri Amri Yussoff, Nurhidayah Ab Razak, Barbara Chang, Nur Azreen Md Ramli, Tan Min Chuen, Hanisah Nordin, Nurnajdah Najib
Bamboo Workshop: Bamboo Jungle Adventures (Ir. Ahmad Mazlan, Soufiyan Arkalou, Quentin Ceroy, M. Talha Banggis, Basti Goodman, Justin B. Simoneau, Anwar Mohamed Amir Sapiha, Zamri, Azmi, Azlan, Mior Amaran, Mohd Puad, Wazir, Jan Schwez)
Dimensões: 4m x 4m x 2.8m (altura)
Localização: Medan Pasar, Kuala Lumpur
Ano: 2018
Fotografias: Pixelaw

Ver a galeria completa

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção" [Temporary Pavilion in Malaysia Aims to Raise Awareness of Bamboo as a Construction Material] 22 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889543/pavilhao-temporario-na-malasia-busca-conscientizar-sobre-o-bambu-como-material-de-construcao> ISSN 0719-8906