Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - JanelaCentro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Fachada, JanelaCentro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela, FachadaCentro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - DormitórioCentro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: UNA Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6199
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Reka Iluminação, Screens, Stamp
  • Authors: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
  • Collaborators: Ana Paula de Castro, André Ciampi, Apoena Amaral e Almeida, Camila Lisboa, Clóvis Cunha, Fernanda Neiva, Felipe Noto, Guilherme Petrella, Henrique Bustamante, Jimmy Liendo, José Baravelli, José Carlos Silveira Júnior, Pablo Hereñu, Sílio Almeida
  • Estrutura De Concreto: França & Associados Engenharia
  • Estrutura Metálica: Engebrat Consultores, Engenharia e Projetos
  • Fundações: Engenheiros Associados Consultrix
  • Sondagem: Geoplano Serviços Técnicos Ltda.
  • Instalações Prediais: Projetar Engenharia e Projetos
  • Levantamento Planialtimétrico E Cadastral: Etagri Serviços de Engenharia e Construções
  • Climatização: Thermoplan Engenharia Térmica
  • Conforto Térmico: Ambiental S/C Ltda.
  • Acústica: Ambiental S/C Ltda e Passeri & Associados
  • Cenotecnia: J. C. Serroni Criações Visuais
  • Luminotecnia: Ricardo Heder
  • Consultoria Em Conservação: Gedley Belchior Braga
  • Participação Em Pesquisa Histórica: Tuca Capelossi
  • Paisagismo: Sakae Ishi
  • Modelo Eletrônico: Clóvis Cunha
  • Cidade: Vila Buarque
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Fachada, Janela
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A rua Maria Antônia é uma referência na história da Universidade de São Paulo (USP) e um marco na vida cultural e política da cidade. Torna-se catalisadora de discussões acadêmicas e sociais com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no nesse endereço em 1949.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Após a violenta invasão do edifício por um grupo de estudantes de direita, acompanhado pela polícia, em 1968, a Faculdade de Filosofia foi transferida para a Cidade Universitária. A relevância desses acontecimentos definiu a razão de tombamento do edifício construção principal do conjunto.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Imagem 29 de 33
Maquete. Image © Bebete Viégas

O projeto de reforma e restauro procura adaptar o conjunto (Ed. Rui Barbosa e Joaquin Nabuco) ao novo uso, um núcleo de arte contemporânea que aglutina espaços expositivos, salas para cursos teóricos e práticos, o Teatro da Universidade e tem como questão central afirmar o caráter público que historicamente marcou esse patrimônio da USP. A proposta inclui o restauro das fachadas principais e mantém intacta a volumetria dos edifícios Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, mas propõe uma nova relação do conjunto com a cidade. A área livre entre os dois prédios ganha a dimensão de espaço público, conformando uma pequena praça. No nível da rua, essa praça é o alargamento natural da calçada e define um acesso convidativo ao conjunto. No nível inferior, um pátio arborizado realiza a conexão entre os dois edifícios, criando, para o teatro, um lugar de apresentações ao ar livre. Requalificar os espaços livres, oferecendo uma ligação generosa do conjunto com a cidade, é a contribuição do projeto para a memória do movimento acadêmico, cultural e político que teve sede à rua Maria Antônia.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela, Fachada, Corrimão
© Nelson Kon
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Imagem 28 de 33
Corte - Rua
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Fachada
© Nelson Kon

As intervenções mais significativas ocorreram no Edifício Rui Barbosa. O projeto mantém a organização espacial do prédio, caracterizada por uma escada central e três salões de tamanhos distintos. A abertura da varanda lateral revelou a parede original da construção primitiva do edifício, da primeira década do século XX. O salão maior, voltado ao interior do lote, não possuía laje, tanto no térreo como no primeiro pavimento; seu piso era constituído de barrotes e assoalho de madeira, totalmente comprometido pela ação de fungos e cupins. Essa estrutura foi substituída por peças metálicas e laje de concreto, dimensionada de acordo com seu novo uso, possibilitando exposição de obras com carga concentrada. Como conseqüência, a fachada lateral, absolutamente inexpressiva, passa a revelar essa intervenção e requalifica o plano que se volta ao novo espaço público. O brise, que ocupa grande parte dessa fachada, é um filtro industrial composto por fios de aço inox. Os painéis vieram modulados da fábrica e parafusados na estrutura metálica.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela, Fachada
© Nelson Kon

No térreo estão as salas de exposições, uma delas com amplas aberturas para a rua Maria Antonia. O nível inferior é ocupado por espaços de serviço, reserva técnica, além de um café e uma sala de dança e música. E no primeiro andar, mais três salas de exposição, de dimensões distintas.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Dormitório
© Bebete Viégas
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela
© Nelson Kon

O projeto revela os diversos tempos dos edifícios e o conjunto de transformações que acompanharam seus distintas ocupações. Articula espaços remanescentes, fundo de lote, edifícios  originais e novas construções  através de praças, rampas e uma passarela. O Centro Universitário Maria Antônia não é um edifício, mas fragmentos interligados, partes articuladas de um centro urbano densamente ocupado. Utilizado especialmente por estudantes e também por grande diversidade de pessoas, característica marcante do centro de São Paulo, o projeto da Maria Antonia é uma hipótese sobre intervir na cidade consolidada. Uma reflexão sobre construir a partir da cidade existente, com um patrimônio frágil nas suas qualidades arquitetônicas, sobre suas relações com a memória urbana e as transformações desejáveis na região central de São Paulo.

Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Imagem 16 de 33
Cortesia de UNA Arquitetos
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Imagem 33 de 33
Cortesia de IAC - UNA Arquitetos
Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Universitário Maria Antônia / UNA Arquitetos" 08 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889441/centro-universitario-maria-antonia-iac-una-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.