Centro Lubango / PROMONTORIO

Centro Lubango / PROMONTORIO - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: PROMONTORIO; PROMONTORIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Cerâmica Vale da Gândara, Technal
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pacificação de Angola e a subsequente estabilidade económica permitiu o início do desenvolvimento e da reconstrução urbana. Ao princípio exclusivamente centrada em Luanda, foi-se progressivamente estendendo a cidades do interior, como o Lubango, capital da província da Huíla. Esta pequena cidade, fundada no início do século XX, é uma das grandes referências do urbanismo colonial português em África. Este pequeno edifício multiusos está localizado numa zona consolidada, adjacente à praça principal da cidade e rodeado por alguns edifícios do período modernista de notável qualidade, ainda que muito delapidados.

© Fernando Guerra | FG+SG

Com 9 pisos, e em conformidade, o edifício consta de um programa misto de habitação, escritórios e comércio, servido por um estacionamento comum em cave.  No piso térreo, uma galeria comercial exterior coberta e com ventilação natural gera um espaço público sombreado e fresco, permitindo uma acessibilidade direta às frentes de loja, aos átrios diferenciados de habitação e escritórios e a um pequeno jardim-esplanada nas traseiras.  Acima existem, respectivamente, 4 pisos de escritórios, 3 de habitação simplex, e os 2 últimos em duplex, incluindo variantes de T0 a T3 e duplo pé-direito.  A cobertura é ocupada com arrecadações, tratamento de roupa e zonas técnicas.

© Fernando Guerra | FG+SG

O conceito construtivo tem por base um sistema de robustez capaz de garantir um edifício sólido e simples, com grande durabilidade e baixa manutenção.  O módulo de varandas reentrantes permite não apenas o ensombramento natural decorrente da sua profundidade, mas também criar zonas técnicas ventiladas e visitáveis para a climatização.  A espessura decorrente, constituída por uma densa alvenaria de tijolo maciço, é interrompida por lajes de betão (concreto) que funcionam como lintéis contínuos.  Esta expressão tectônica é reforçada quer pela materialidade, cor e textura do tijolo, quer pelo seu aparelho ao cutelo (soldier-and-header course), evocativo da riqueza dos barros manuais africanos.

Planta 4

Por fim, a estratificação desta materialidade é enfatizada pela pintura branca nos lintéis de betão e nas caixilharias de madeira. Antecipando um longo período até que os vizinhos construam junto às empenas cegas a noroeste e sudeste, optou-se também nestas por manter a mesma alvenaria com um aparelho reminiscente dos recessos nas fachadas principais.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua 14 de Abril, Lubango, Angola

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Lubango / PROMONTORIO" [Lubango Centre / PROMONTORIO] 26 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889384/centro-lubango-promontorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.