Emiliano RJ / Studio Arthur Casas

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 31Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 31Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 31Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 31Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9734
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Ambient Air, Arquivo Vivo, Avanti, Bertolucci, Branco e Preto, Casa do Futuro, Casas Edições, Casual Móveis, Clamon, Comlux, Daikin, Decameron, Dimlux, Franccino, Kimi Nii, La Novitá, Lumini, Luritec, L´oeil, +9
  • Autor: Arthur Casas
  • Co Autor: Oppenheim Architecture
  • Interiores: Studio Arthur Casas
  • Co Autores: Cristiane Trolesi, Nara Telles, Felipe Bueno, Adriana Yin, Nara Rosetto, Victoria Chaves, Renata Adoni, Raul Cano, Lucas Takaoka, Adriana Andugar
  • Construção: Sig Engenharia
  • Elétrica, Hidráulica: AQ Projetos
  • Paisagismo: Renata Tilli
  • Estruturas: AS Brasil
  • Fundações: Paulo Frederico Monteiro / AS Brasil
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Emiliano chega ao Rio de Janeiro e, assim como em São Paulo, carrega a assinatura do Studio Arthur Casas – a estrutura preliminar do projeto possui co-autoria do arquiteto americano Chad Oppenheim.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 19 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

A arquitetura contemporânea do edifício, localizado em frente à Praia de Copacabana, dá prioridade a luz natural, valoriza a vista e conecta os visitantes à Cidade Maravilhosa. Para atender as expectativas estabelecidas pelos clientes no briefing, em que consta um projeto de um hotel 5 estrelas cujo térreo pudesse ser desfrutado por hóspedes e não-hóspedes, um bar foi instalado diretamente na entrada. Assim, o fluxo de pessoas é redirecionado em dois caminhos diferentes: um leva ao restaurante ou ao centro de negócios, e outro leva à recepção, com uma área privada aos hóspedes.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

O Hotel também abriga um spa, localizado no 11. andar, próximo às saunas, chuveiros especiais e academia. Há ainda uma área de lazer localizada na cobertura, na qual um deck e uma piscina de borda infinita foram instalados. Esse último andar oferece, ainda, uma vista espetacular que vai do Leme até o Forte de Copacabana.

De acordo com a lei que limita a altura e a distância de edifícios construídos próximos à orla – devido a sombra que podem lançar na praia -, o edifício localiza-se em um terreno de 956,35m² e tem um total de 9,734,37m² divididos em 12 andares, dos quais 90 apartamentos variam de 42 a 120m².

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

Com um design vibrante, a fachada merece ser destaque. Inspirado nas curvas da paisagem do Rio de Janeiro e desenhado exclusivamente para esse hotel, os elementos vazados (conhecidos como cobogós) sobrepõem todo o edifício e quebram a continuidade dos blocos de concreto das construções vizinhas. Esse gesto dá identidade ao projeto e eleva o Emiliano ao status de referência na Praia de Copacabana.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 16 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG
Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 30 de 31
Planta - Cobertura
Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 20 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

Os painéis, ventilados pelo ar marinho e à prova d’agua, foram desenvolvidos em moldes metálicos com fibra de vidro injetada em dois padrões diferentes, através de uma tecnologia específica. Fixados em esquadrias com abertura semelhante a de portas dobráveis, podem ser completamente abertos na varanda dos quartos, criando diferentes configurações de fachada. Quando fechados, os painéis garantem privacidade aos apartamentos, sem perder a ventilação e iluminação natural ou ainda a vista da paisagem. Do ponto de vista de um hóspede localizado na varanda, os cobogós funcionam como janelas nas quais se consegue avistar o mar perfeitamente.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 18 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

O interior remete ao modernismo brasileiro e foi projetado a fim de harmonizar elegância e conforto com a informalidade carioca. Um painel do artista e paisagista Roberto Burle Marx é exibido na recepção, e serviu como inspiração inicial a Arthur Casas enquanto desenhava os ambientes internos. Os tecidos e texturas do saguão e do mobiliário dos dormitórios foram escolhidos em tons de verde presentes no painel, prestando homenagem à natureza da Baía de Guanabara. Toda a decoração do Hotel tem elementos que valorizam os tempos dourados da boemia carioca com peças de designers de renome dos anos 50, como Sergio Rodrigues, até designers contemporâneos, como a italiana Paola Lenti.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 21 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

Entre eles, alguns do próprio Arthur, como as banquetas metálicas tecidas com palha de banana, as mesas das suítes feitas com fragmentos de mármore e as Cadeiras Lampião, constituintes da decoração do restaurante principal. O arquiteto ainda desenhou os painéis tridimensionais em madeira, presents nos elevadores. Quanto à iluminação, o objetivo é revelar a arquitetura através de lâmpadas lineares e luz indireta. Nos revestimentos, cores claras prevalecem sobre os materiais 100% brasileiros – como a palha natural, madeira de carvalho branco, mármore branco do Paraná, granitos e pedras. O paisagismo aparece no interior através de jardins verticais. Na cobertura, a vegetação foi cuidadosamente selecionada devido à ação do vento e da umidade marítima. No térreo, o verde abundante reproduz a ambiência da Floresta Atlântica e abraça o restaurante, enquanto uma segunda composição é criada na área privada dos hóspedes, remetendo a um passeio no Calçadão de Ipanema.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 24 de 31
Esquema

O projeto arquitetônico é, portanto, uma homenagem às belezas naturais da capital do Estado do Rio de Janeiro e um convite aos hóspedes para aproveitar, do melhor modo possível, os serviços e ambientes do Emiliano Rio.

Emiliano RJ / Studio Arthur Casas - Imagem 10 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Emiliano RJ / Studio Arthur Casas" [Emiliano RJ / Studio Arthur Casas + Oppenheim Architecture] 27 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889379/emiliano-rj-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.