Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 2 de 42Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 3 de 42Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 4 de 42Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 5 de 42Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Ho Khue Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jotun, YKK AP
Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 16 de 42
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Crianças que cresceram nas décadas passadas nasceram e foram criadas sem as facilidades da vida urbana atual e muitas vezes sem dinheiro. Muitas dessas crianças cresceram e vivem hoje na cidade com um estilo de vida moderno, mas sem esquecer das imagens e das sensações das telhas de cimento e das paredes de tijolos com bambus que predominavam nos antigos vilarejos. 

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 5 de 42
© Hiroyuki Oki

Esse cenário acompanhou e estimulou muitas das pessoas que são bem sucedidas atualmente. A medida que o ambiente rural foi se tornando urbano, as cenas do passado deram espaço para o vidro, o ar condicionado e os projetos monótonos. Com o tempo essa modernidade deixou as pessoas entediadas com seu entorno por conta da falta de emoção das novas construções e a robótica sensação de desapego. O projeto aqui apresentado tenta resgatar a sensação das vilas do passado, além de se propor a ser um projeto ambientalmente sustentável. 

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 22 de 42
© Hiroyuki Oki
Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 39 de 42
Corte
Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 25 de 42
© Hiroyuki Oki

Originalmente o terreno era ocupado por antigas casas, capim branco dos pampas, bambuzais nativos e outras plantas que sobreviviam ao clima com um pouco de dedicação das pessoas que ali viviam. A abordagem de projeto escolhida pelo escritório Ho Khue Architects (ALPES) consiste em rememorar as antigas sensações daquela vila e imprimi-las no novo projeto, se tornando parte da natureza. 

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 23 de 42
© Hiroyuki Oki

A aparência atual é natural e contém muitas plantas nativas em sua estrutura. Bananeiras, arbustos amarelados e outras plantas nativas foram transplantadas para o térreo do edifício. O acesso principal é marcado por um elemento de água valorizado com vegetação. A fachada sudoeste foi construída com um concreto decorativo em lâminas, o que protege do sol e permite a ventilação natural. 

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 27 de 42
© Hiroyuki Oki

A cobertura é densamente preenchida por gramas e outras plantas que auxiliam na manutenção da temperatura interna. Este pavimento recebe os escritórios executivos, salas de reunião e uma grande sala de almoço externa com uma cozinha completa. Plantas floridas envolvem as áreas abertas criando sombra e valorizando o ambiente. É um espaço profissional com ventilação natural, rica vegetação e espaços confortáveis para funcionários e clientes.  

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 4 de 42
© Hiroyuki Oki

Com o objetivo de recriar a ambiência da vida rural utilizou-se tijolos que não foram queimados pelo forno. O piso foi feito de concreto com um acabamento cinza claro. O teto de cimento aparecem como tablados, assim como era o método nas antigas construções. Essa configuração permite uma maior profundidade por conta de sua estrutura tridimensional. Um edifício moderno com um sentimento sem idade.

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 15 de 42
© Hiroyuki Oki

Trabalhar neste escritório evoca a saudade da infância, quando a vida era mais simples. A ventilação cruzada trás a brisa fresca do oceano, levando a temperaturas confortáveis internamente. As gerações mais novas tiveram pouca convivência no campo e este escritório tentou trazer essa ambiência e o coração da ruralidade para dentro dos espaços de trabalho.  

Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects - Imagem 13 de 42
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:297 Ngo Quyen Street, An Hai Bac Ward, Son Tra District, Danang City, An Hải Bắc, Sơn Trà, Đà Nẵng, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects" [The Modern Village Office / Ho Khue Architects] 04 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889287/escritorio-moderno-da-vila-ho-khue-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.