Aprenda princípios do Feng Shui através destes sete projetos

O Feng Shui é uma corrente de pensamento chinesa que representa o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas de um ambiente e redirecionar as negativas, ou seja, é o modo como realçamos a energia que se move por nossas casas.

Aqui, selecionamos sete projetos que se baseiam nos conceitos desta sabedoria oriental para conceber seus espaços.

Clínica de Dermatologia DrDerm / Atelier Central Arquitectos

"Os gabinetes são sólidos de vidro translúcido, com diversos índices de transparência, refletindo movimentos confundidos com sombras, revelados como gotas de água sobre a pele. No seu interior têm cor. Pavimento em vinil, de cores fortes, relacionadas com o pensamento Feng Shui."

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
Diagrama - Clínica de Dermatologia DrDerm / Atelier Central Arquitectos

Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects

"Enquanto ambos os edifícios tinham que ter orientação sul por vontade do cliente e seu mestre em Feng Shui, o projeto das varandas em balanço foi proposto pelo arquiteto para evitar os efeitos da insolação direta e criar um sombreamento para o final de tarde."

© Spaceshift Studio
© Spaceshift Studio
Croqui - Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects

Casa V1 / TNT architects

"De acordo com o conceito oriental do Feng Shui, o norte da casa se volta para um espaço irregular, o que não é desejado, então o jardim foi pensado para configurar este ambiente de outra forma, isso permitiu que todo o espaço funcional tivesse uma frente agradável para os fundos."

© Triệu Chiến
© Triệu Chiến
Corte - Casa V1 / TNT architects

Piscina Feng Shui / Mikou Studio

"As paredes externas são revestidas com ripas onduladas de madeira dourada, que lembram os movimentos circulares sobre a superfície da água e fazem referência à circulação de energia e fluxos: o Feng Shui."

© Héléne Binet
© Héléne Binet
Axonométrica Explodida - Piscina Feng Shui / Mikou Studio

Abrigo · A Vista Espelhada / Li Hao

"(...) as cenas capturadas nas duas janelas são imagens de importância local do Feng Shui."

A janela a oeste enquadra a vista de uma ponte histórica da dinastia Ming. Junto com duas encruzilhadas próximas, elas formam a forma de uma "flecha" - um importante símbolo do Fengshui. O espaço sob a ponte se assemelha a forma de uma "cesta" que ajuda a conservar energia positiva, de acordo com os princípios do Feng Shui.

© Kang Wei
© Kang Wei
Diagrama do Terreno - Abrigo · A Vista Espelhada / Li Hao

Biblioteca Chinatown Branch / SOM

"A entrada sul do edifício, com sua forma triangular suavizada, em combinação com a gentil circulação interior, referenciam princípios do Feng Shui, ressonando valores primários da comunidade."

© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing
Diagrama - Biblioteca Chinatown Branch / SOM

Casa Natureza / Junsekino Architect and Design

"A ideia do espaço vem da crença dos proprietários no Feng Shui. Ela determina posições favoráveis e desfavoráveis para a casa e, a fim de promover uma sensação de natureza, as posições desfavoráveis são substituídas por água."

Além de introduzir uma sensação de "fluxo" na casa, acredita-se que ao colocar água nas posições certas pode trazer fortuna para a família.

© Spaceshift Studio
© Spaceshift Studio
Croqui - Casa Natureza / Junsekino Architect and Design
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Aprenda princípios do Feng Shui através destes sete projetos" 17 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889204/aprenda-principios-do-feng-shui-atraves-destes-sete-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.