Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve

Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve

A busca do estúdio experimental de arquitetura e design Formosa para um pavilhão itinerante em Buenos Aires é uma proposta que aborda a mistura de técnicas de fabricação digital com técnicas artesanais em um material resistente, leve e flexível.

O projeto, um pavilhão de módulos materializados principalmente com peças de polipropileno branco ondulado - análogas entre si, mas únicas em si mesmas - permite a sua montagem facilmente a partir de junções de encaixes e parafusos.

Descrição pela equipe de projeto. Furetsu é um pavilhão projetado e fabricado digitalmente que explora as propriedades arquitetônicas de um material ultra-leve, como o polipropileno ondulado.

Cortesía de Formosa
Cortesía de Formosa

Sua "pele" com curvas é composta por 672 peças únicas, brancas, cortadas a laser, agrupadas em quatro e unidas através de um sistema macho-fêmea, gerando 168 módulos de forma piramidal.

Cortesía de Formosa

A geometria particular dos módulos, interligados entre si, constitui uma estrutura rígida semelhante a uma concha. Como a união entre os módulos é feita através de parafusos, o pavilhão pode ser facilmente montado e desmontado.

Cortesía de Formosa

A geometria geral foi projetada através de um processo digital de busca de formas, o que permitiu enfrentar uma morfologia estruturalmente eficiente.

Cortesía de Formosa

O suporte estrutural adicional é fornecido por um conjunto de costelas de chapas de compensado de 6 mm, fresadas em CNC, interpostas entre os módulos brancos a uma distância regular.

© Fernando Schapochnik

Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve - Mais Imagens+ 25

Furetsu é um projeto de pesquisa da TaMaCo (Workshop de Materiais e Construção) / cheLA (Centro Latinoamericano Experimental Hypermedia), desenhado e dirigido pelo estudio Formosa, de Karen Antorveza e Francesco Milano.

Cortesía de Formosa
Cortesía de Formosa

Nome do Projeto: Pabellón Furetsu
Estúdio: FORMOSA
Arquitetos Principais: Francesco Milano, Karen Antorveza
Localização: Buenos Aires
Ano: 2017
Área construída: 20 m2
Fotografias: Fernando Schapochnik
Cliente: TEDx Río de la Plata – Escenario Itinerante
Colaboradores: Gabriel Fortunato, Camila Narvaitz, Nicolas Vischi e Guillaume Jami
Com apoio de: Centro Hipermediático Experimental Latinoamericano (cheLA), Taller de Materiales y
Construcción (TaMaCo)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve" [Diseño y fabricación digital: 672 piezas de polipropileno corrugado para generar un ligero escenario itinerante] 13 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888910/projeto-e-fabricacao-digital-672-pecas-de-polipropileno-corrugado-criam-um-cenario-itinerante-leve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.