Life on MAARS / maarch

Life on MAARS / maarch - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: maarch
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Douglas Mark Black
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AWS, James Hardie, James Hardie Australia, Laminex, Remson Steel, Revolution Roofing
© Douglas Mark Black

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado no topo de uma encosta rochosa no extremo oeste da Austrália, este pequeno projeto é um exemplo preciso de arquitetura contemporânea, uma caixa de aço e vidro.

© Douglas Mark Black

O terreno localizado no distrito de Darlington, na zona metropolitana de Perth, exigiu uma análise minuciosa das suas excepcionais condições naturais para que o edifício pudesse ser implantado adequadamente. O programa de necessidades apontava para uma série de espaços que pudessem se expandir para os jardins em meio a natureza, além de uma ampla reforma no que sobrou de uma antiga casa construída no local no final de 1970.

© Douglas Mark Black

O edifício existente, em grande parte construído em alvenaria (blocos cerâmicos e pisos de concreto), proporcionou uma boa estrutura de massa térmica, mas com poucas aberturas e pés direitos baixos. A solução encontrada foi expandir a casa em direção norte até os limites da floresta, criando uma sequência de espaços de convívio em meio a natureza.

© Douglas Mark Black

As amplas aberturas de vidro emolduram a paisagem natural rochosa incorporando-a nos seus espaços interiores, estabelecendo uma nova relação interior e exterior anteriormente inexistente. Um banco externo de concreto aparente configura os limites do jardim. As condições naturais interferem diretamente no uso e ocupação dos espaços de modo que os moradores se sentem intimamente conectados com a paisagem. Pela manhã e tarde a casa é preenchida pelos cantos dos pássaros enquanto que ao entardecer, são os insetos que tocam a musica de fundo.

© Douglas Mark Black

A intervenção é esta caixa de vidro modernista que parece flutuar sobre a paisagem exótica (quase extraterrestre). Parece um lugar que leva o nada à lugar nenhum. Mal podemos ver as luzes da cidade à distancia, como se realmente estivéssemos em um lugar muito, muito distante. 

© Douglas Mark Black

O interior de detalhes sóbrios e primorosos contrasta fortemente com esta paisagem exterior primitiva. Ainda que não seja uma nave espacial, esta casa mais se parece com um refúgio funcional e requintado no meio do nada. O projeto de marcenaria foi desenvolvido em conjunto com Simone Meraldi, um exímio especialista italiano. Suas bordas de compensado aparente e acabamento em fórmica cinza refletem a paleta interior simples e sóbria. A mesa foi projetada pelo designer local Nathan Day a partir da ideia de configurar um novo espaço familiar onde os pais pudessem cozinhar e comer enquanto observam o bebê recém nascido no ambiente ao lado.

© Douglas Mark Black

O edifício integra estratégias passivas de controle de temperatura e ventilação natural, com um sistema de exaustão que expele o ar quente durante a noite enquanto a brisa de ar fresco flui a partir da fachada leste. Luz e sombra encontram-se em equilíbrio assim como o novo e o velho, inteligentemente orquestrados a partir de uma solução arquitetônica brilhante. O projeto é perfeito na combinação precisa entre os espaços interiores e áreas externas. Isso tudo proporciona um estilo de vida indoor-outdoor, onde as estações do ano se relacionam diretamente com o uso dos espaços. No verão, a vida transcorre pelos pátios e jardins externos. Durante o inverno, estes vazios permitem que a cozinha esteja sempre bem iluminada, ou que a chuva caia livremente por entre os ambientes da casa.

O projeto foi integralmente construído em estrutura de madeira por Hans Donni, um experiente construtor suíço, sua atenção aos detalhes foi essencial para que este projeto pudesse se tornar realidade. O terreno encontra-se em uma delicada zona de alto risco de incêndios, o que levou a implantação do conjunto longe da encosta onde algumas áreas abertas estavam disponíveis. Devido à isso o acesso à propriedade tornou-se o grande desafio deste projeto. A estrutura leve foi escolhida por uma série de motivos práticos, evitando fundações complexas em um terreno rochoso além das características sustentáveis inerentes à construção em madeira. Painéis de concreto foram utilizados quando necessário para dar estabilidade à estrutura de madeira. Um sistema de isolamento eficiente nos painéis das paredes e a utilização de vidro de alto desempenho foram incorporados para proporcionar melhores condições de conforto para o cliente.

© Douglas Mark Black

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Life on MAARS / maarch" [Life on MAARS / maarch] 14 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888796/life-on-maars-maarch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.