Hotel Kumaon / Zowa Architects

Hotel Kumaon / Zowa Architects - Mais Imagens+ 12

Matena, Índia
  • Arquitetos: Zowa Architects; Zowa Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Akshay Sharma
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decon lighting, Jaguar, Sarna industries
  • Engenheiro: Harsh Kakar
  • Estruturas Metálicas: Swati Structure Solution pvt ltd
  • Arquitetos Responsáveis: Pradeep Kodikara, Jineshi Samaraweera
  • Arquiteto Encarregado: Kshitij Agarwal
  • Cidade: Matena
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Akshay Sharma

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata de um pequeno hotel em Uttarakhand, localizado a 1600 metros acima do nível do mar, na vila de Kaser Devi, próximo a cidade de Almora. O hotel recebe o nome de Kumaon como homenagem à região na qual está localizado, conhecida por sua paisagem com montanhas, vales, florestas e lagos cênicos.O acesso se dá próximo à estrada principal por um caminho ligeiramente íngreme que te leva até 250 metros do hotel. O restante do caminho é percorrido por uma trilha que te leva até os funcionários do hotel, prontos para receber sua bagagem e fazer do final de sua caminhada mais agradável. Este trajeto também pode ser feito a cavalo, caso seja necessário. 

© Akshay Sharma
Planta Sede - 1º Pavimento

O terreno é inclinado e portanto foi dividido em terraços, uma solução típica da agricultura praticada na região. A parte alta, com meio acre de área, foi utilizada para situar os serviços e algumas facilidades do hotel, enquanto a parte mais abaixo com uma área de dois acres é separada da parte alta por uma faixa de terra comum. O terreno se caracteriza não somente por seu relevo, mas também por suas vistas ininterruptas da paisagem do entorno, incluindo o Himalaia Indiano que está a 300 km de distância.

O programa do hotel incluí dez quartos, lounge e espaços de jantar, biblioteca, spa e outros serviços. Decidimos projetar os quartos em pares, um sobre o outro, e espalhá-los no terreno em diferentes níveis, tanto com objetivo de reduzir sua projeção, quanto para reduzir a área do edifico. Os chalés implantados em um nível mais baixo foram construídos com pedras locais enquanto que os chalés mais altos foram construídos com blocos tipo fly ash e revestidos com gravetos de bambu para dar uma sensação de leveza. 

© Akshay Sharma
Planta Sede - Térreo

A sede do hotel está implantada na parte mais alta do terreno. O acesso principal acontece no térreo que comporta a administração, um lounge, uma biblioteca e banheiros, enquanto que o primeiro pavimento recebe a sala de jantar em balanço, com vista para "Nanda Devi", o segundo ponto mais alto da Índia localizado centenas de quilômetros dali. A cobertura do lounge se torna um terraço para jantares e yoga. As outras fachadas do segundo pavimento também são envoltas com bambu para reduzir o impacto visual da estrutura de aço. Os acessos ao hotel ocorrem por um pequeno portão depois da trilha, marcado como entrada principal para os hóspedes, ou por uma calçada que leva até o lounge principal. Uma plantação de bambus é usada para disfarçar a vista dos chalés e também para dificultar as vistas da montanha, aumentando a expectativa do que está por vir. 

© Akshay Sharma

Madeiras locais foram usadas nos acabamentos de piso, janelas a portas. O mobiliário, inclusive, foi projetado e construído no local. Foram utilizados artesões locais para produzir acessórios de pedra e cobre para os chalés. Aproveitando a tradição da cidade de Almora em tecelagem e tecidos 100% de lã, todos os móveis e as roupas de cama foram customizadas e produzidas localmente. Os acabamentos são rusticamente simples e destacam os materiais locais. Os elementos de concreto foram mantidos crús e as paredes de bloco recebem uma fina camada de tinta internamente. Nos chalés, a cama, mesa e a poltrona foram desenhadas como uma unidade e foram finalizadas em cimento liso. As paredes do banheiro são finalizadas com kadappah, uma pedra de cor escura cortada em forma de azulejos. Os terraços e varandas foram revestidas com kota um tipo de granito bastante popular na Índia que tem a textura de um cimento macio. 

© Akshay Sharma
Corte Chalé - B
© Akshay Sharma

Ao espalhar as construções pelo terreno e também ao plantar o bambuzal como parte integrante do projeto, foi possível disfarçar o impacto visual do novo hotel respeitando seu entorno natural. Todas as construções foram projetadas para coletar água pluvial e direcioná-la para um tanque na lateral do terreno. O hotel planeja replantar alimentos nos terraços e nos espaços abertos utilizando os produtos da cozinha. De forma geral o objetivo do projeto foi destacar a paisagem natural e focar nas vistas para as montanhas sem deixar de valorizar os materiais locais as tradições e a cultura da região. 

© Akshay Sharma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:NH309A, Matena, Uttarakhand 263601, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Kumaon / Zowa Architects" [The Kumaon / Zowa Architects] 14 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888741/hotel-kumaon-zowa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.