Estádio de Badminton Cheomdan / JHW IROJE architects&planners + The Sa-ram Architects

Estádio de Badminton Cheomdan / JHW IROJE architects&planners + The Sa-ram Architects - Mais Imagens+ 24

Cheomdangangbyeon-ro, Coreia do Sul
  • Construção: Jungdo construction
  • Engenharia Estrutural: Seoul Structural Engineering & Consulting Co., Ltd
  • Engenharia Mecânica: Saeter ENG
  • Engenharia Elétrica: Shin gaseung Engineering & Consulting Co., Ltd
  • Arquitetos Responsáveis: Jung Hyowon, Shin Youngeun
  • Cidade: Cheomdangangbyeon-ro
Mais informaçõesMenos informações
© Youngkwan Kim

A textura da Terra

O projeto começou com a preocupação de como representar algo da textura da natureza, que tem um caráter diferente da escala do estádio coberto. Queríamos que a suave cor vermelho-marrom da margem do rio Youngsangang continuasse em toda a massa. 

© Youngkwan Kim

A estrutura e cobertura do Estádio

O espaço está assegurado pela forma da estrutura interior de aço, a qual chama atenção visual devido ao material estrutural exposto e às instalações dos equipamentos. Para esse estádio, o limite estrutural da forma interior e a longa viga de concreto foram complementados com estrutura tensioanda. Projetou-se uma quadra de sete lados dentro da caixa de concreto de 50x20x12m (H), que é uma estrutura de paredes que não permite a exposição de nenhuma coluna. A luz indireta entra no edifício durante o dia a medida que as colunas são posicionadas em um módulo de proporções constantes, sustentando a cobertura entre os módulos. Além disso, uma janela projetada de 50 com de largura filtra a luz adicional. A longa abertura está envolta ao redor dos quatro módulos do estádio, que contém a vista da paisagem do parque.

© Youngkwan Kim
Cortes 1 + 2
© Youngkwan Kim

Ectype e o Caminho do Concreto

A principal parede de suporte estrutural possui um acabamento de cor de concreto aparente. Um padrão foi revelado ao gravar a madeira em forma quadrangular. A madeira compensada maciça e a perfurada foram colocadas em cruz e usadas como material de acabamento interior para absorver o som, o que minimiza o ruído durante os jogos. Os acabamentos do piso e da parede interior foram feitos com padrões de madeira, o que continua o padrão de concreto colorido na parede exterior, criando uma textura cálida que interfere na atmosfera do estádio. 

© Youngkwan Kim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:760, Cheomdangangbyeon-ro, Gwangsan-gu, Gwangju, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio de Badminton Cheomdan / JHW IROJE architects&planners + The Sa-ram Architects" [Cheomdan Badminton Court / JHW IROJE architects&planners + The Sa-ram Architects] 12 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888574/estadio-de-badminton-cheomdan-jhw-iroje-architects-and-planners-plus-the-sa-ram-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.