Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 2 de 22Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 3 de 22Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 4 de 22Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 5 de 22Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTEBEL, Onduline, Weber
Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 5 de 22
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. No âmbito do projeto de reabilitação dos edifícios do complexo da Real Vinícola, para além da inserção da Casa da Arquitectura, instala-se também a Orquestra Jazz de Matosinhos. Esta instituição, sem instalações próprias até à data, promove a criação, a investigação, a divulgação e formação na área do Jazz, desempenhando o papel de uma Orquestra Nacional de Jazz.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 13 de 22
© Luís Ferreira Alves

No edifício localizado mais a sul do complexo da Real Vinícola, surgem assim as instalações que alojam o programa da Orquestra Jazz de Matosinhos, com um espaço para o projeto CARA (Centro de Alto Rendimento Artístico) onde promovem o diálogo entre arte, tecnologia e ciência, através de projetos multidisciplinares.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 11 de 22
© Luís Ferreira Alves

Esta ala conta com espaços para ensaios, gabinetes, salas de convívio, salas de formação e salas de gravação com maior ou menor capacidade consoante as necessidades.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo
Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 22 de 22
Corte 02
Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 20 de 22
Planta - 1° Pavimento

Os princípios e exigências funcionais consolidaram estes espaços, guiando-se por todas as condicionantes impostas pelo próprio programa, com características inerentes e necessidades acústicas que limitaram as escolhas formais e materiais.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 3 de 22
© Luís Ferreira Alves

A ocupação deste espaço explora o vazio dos volumes abandonados com a conjugação de materiais que invadem e ocupam este edifício do complexo da Real Vinícola. A apropriação destes espaços com diferentes escalas, composições e conjugações de materiais resultam em experiências multisensoriais fruto do efeito acústico criado em determinados espaços.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 6 de 22
© Luís Ferreira Alves

O contraste é sentido entre o exterior do edifício, amplo e luminoso, e o interior, que se fecha em cada espaço através do corte acústico proporcionado, levando consequentemente a diferentes intensidades de temperatura. Os interiores funcionam como um instrumento, num jogo entre a alternância de elementos, como o ritmo das ripas de madeira e o peso da pedra pré-existente preservada, levando a uma diversificação de texturas, de cores e de resultados de iluminação, que influenciam cada percepção e experimentação espacial.

Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz - Imagem 4 de 22
© Luís Ferreira Alves

Ao explorar as potencialidades dos sentidos e o impacto que estes têm na apreensão de um espaço, tentou-se criar esta harmoniosa conjugação dos materiais novos e pré-existentes, mantendo a memória e a história do edificado presentes na atmosfera projectada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Menéres 461, 4450-162 Matosinhos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Orquestra Jazz de Matosinhos / Guilherme Machado Vaz" [Matosinhos Jazz Orchestra / Guilherme Machado Vaz] 14 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888518/orquestra-jazz-de-matosinhos-guilherme-machado-vaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.