Lançamento do livro "Heep: um arquiteto moderno" no IAB-SP

A Editora Monolito lançará no próximo dia 8/2 o livro “Heep: um arquiteto moderno”, de Marcelo Barbosa, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, em São Paulo. Durante o evento, haverá um debate sobre a obra e influência do arquiteto alemão - responsável por projetos icônicos em São Paulo como os edifícios Itália, Lausanne, e os gêmeos Lucarno e Lugano - com a participação do autor e do editor Fernando Serapião, do jornalista Raul Juste Lores (Veja São Paulo), e dos professores Paulo Bruna (FAUUSP) e Abílio Guerra (FAUMackenzie). O livro foi idealizado pela Fundação Stickel e a Editora Monolito, com parceria de fomento do CAU/SP.

O volume é um desdobramento do mestrado e doutorado de Barbosa, que é professor do Mackenzie e sócio-fundador da Bacco Arquitetos. Durante sua pesquisa, ele analisou a produção arquitetônica do arquiteto à luz do desenvolvimento da cidade de São Paulo no pós-guerra, auxiliando na construção da metrópole emergente entre 1945 e 1960.

Com muitas informações inéditas, a publicação destaca os principais projetos de Heep, fotografados por Ana Mello, e acrescenta informações biográficas, analisando as diversas interlocuções na obra do arquiteto e sua relação com a cidade, assim como a transposição cultural, onde um conjunto de princípios culturais de seu ambiente de origem, a Alemanha da década de 1920 e a França da década de 1930, terão vários ajustes para seu entrosamento no ambiente cultural do Brasil.

“Passados mais de 50 anos desta trajetória, responsável por edificar boa parte do centro da cidade, vem surgindo um grupo de novos incorporadores imobiliários que buscam contratar arquitetos que resgatam a tradição estabelecida por Heep e alguns de seus pares, em contraponto à mesmice neoclássica instalada na cidade. Sozinha, a arquitetura não é capaz de modificar o espaço urbano, mas é a espinha dorsal para qualquer transformação de qualidade. Que a lição deixada por Franz Heep ecoe pelas próximas décadas, para que tenhamos uma cidade mais humana, mais plural e mais amigável quanto aos lançamentos imobiliários”, afirma Barbosa.

LANÇAMENTO + DEBATE – “HEEP: UM ARQUITETO MODERNO”
Data: 8/2
Horário: 19h
Local: IAB/SP
Endereço: R. Bento Freitas, 306 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Evento gratuito e aberto ao público. Um número limitado de exemplares será distribuído, conforme a ordem de chegada.

  • Título

    Lançamento do livro "Heep: um arquiteto moderno" no IAB-SP
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

  • De

    08 de Fevereiro de 2018 06:30 PM
  • Até

    08 de Fevereiro de 2018 10:00 PM
  • Onde

    IAB
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Heep: um arquiteto moderno" no IAB-SP" 06 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888506/lancamento-do-livro-heep-um-arquiteto-moderno-no-iab-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.